Grupo de Trabalho “Ensaios de Chumbadores Mecânicos”

Propostos pela ABECE como uma forma de abrir novos caminhos para o fortalecimento da engenharia brasileira, visando atender à forte demanda do mercado, os Comitês Técnicos vêm, ao longo do tempo, por meio dos GTs (grupos de trabalho) constituídos, cumprindo este papel e contribuindo, sobremaneira, para orientar profissionais e revisar/elaborar normas técnicas.

Um dos GTs em andamento, sob supervisão da diretoria de Tecnologia e Qualidade da ABECE, é o de Ensaios em Chumbadores Mecânicos, que atualmente está sob a coordenação do eng. Frederico Machado.

O GT foi formado em 2015 com o objetivo principal de elaborar recomendações sobre chumbadores em geral para serem divulgadas ao mercado e aos profissionais e que servirão para nortear a criação ou revisão de normas vigentes.

Duas publicações já foram lançadas e revisadas: Projeto de Fixações com Chumbadores Químicos – Recomendação ABECE 005 e Projeto de Fixações com Chumbadores Mecânicos Pré-instalados e Pós-instalados em Elementos de Concreto – Recomendação ABECE 007, ambas coordenadas pelo eng. Tiago Carmona, atualmente vice-presidente de Tecnologia e Qualidade.

“Atualmente, nossas atividades estão concentradas na fase de leitura final de Ensaios em Chumbadores mecânicos pós-instalados do texto traduzido pela equipe e na elaboração dos desenhos técnicos que serão utilizados como figuras ilustrativas do texto, além de estarmos discutindo futuros trabalhos a serem desenvolvidos e ações relativas à criação do GT dentro da ABNT/CEE-231, coordenada pela ABECE”, relata o eng. Frederico Machado.

Ele explica que o objetivo é elaborar uma futura norma brasileira para projeto de fixações com chumbadores químicos e mecânicos em concreto. “Focando no produto chumbadores, entendemos que a formação destes grupos e a geração inicial das Recomendações ABECE têm a importância de divulgação ao mercado e junto aos profissionais de engenharia estrutural das diversas questões relativas aos produtos disponíveis, criando um ambiente regulatório no mercado brasileiro”, reforça.

O GT Chumbadores Mecânicos se reúne regularmente e todos os profissionais atuantes das empresas do mercado de chumbadores estão convidados a participar e contribuir com as ações em andamento. Interessados podem entrar em contato por intermédio do e-mail abece@abece.com.br

Fonte: Abece