Macaé, conhecida como a Capital Nacional do Petróleo, no estado do Rio de Janeiro, ganhará até final de 2023 um novo terminal de passageiros dentro do aeroporto da cidade. Operado pela Zurich Airport Brasil, o aeroporto de Macaé é reconhecido como referência no país no ramo offshore, atendendo centenas de unidades marítimas na Bacia de Campos.
Para a expansão do terminal foram adotadas soluções de acordo com os princípios da sustentabilidade, com vistas a um conforto ambiental e térmico adequados às condições externas e internas do edifício, promovendo melhor eficiência energética e isolamento e proteção aos ruídos.
A consultoria para o projeto de acústica, conforto ambiental, eficiência energética e luminotécnica foi assinado pelo escritório Ca-2 Consultores, Associada ProAcústica. Para garantir a privacidade e conforto nos locais de permanência, as soluções de acústica adotadas incorporaram materiais de fachada e cobertura para maior isolamento ao ruído exterior, assim como especificações para isolamento de vedações de ambientes internos e áreas técnicas.
Nas áreas de embarque, circulações e saguão de espera foram especificados revestimentos acústicos, como painéis de madeira perfurados e espuma utilizados em formato de nuvens entre a trama estrutural.
Já as instalações prediais de elétrica, hidráulica e ar-condicionado receberam os cuidados para minimização da transmissão de ruído para as áreas externas e internas do pavilhão.
O partido arquitetônico assinado pelo escritório 23 Sul Arquitetura propôs a exposição de todos os elementos estruturais do novo terminal de passageiros através de uma cobertura metálica reticular, em módulos de 12,5 m. O qual promoveu uma grande área de sombreamento para garantia do conforto ambiental em meio a um clima quente tropical no pavilhão térreo.
Além disso, o terminal contempla central de utilidades eletromecânicas, de resíduos sólidos e novo complexo de acesso viário com bicicletário, hangares e portão de acesso de veículos.
Envoltória do Terminal
Para a especificação técnica da envoltória do terminal foram executadas uma série de simulações de propagação sonora em fachadas e cobertura, assim como simulações de isolamento acústico e condicionamento para áreas de circulação, back office das companhias aéreas, saguão de embarque e desembarque, área de check-in, praça de alimentação, polícia federal/Anvisa, áreas administrativas, raio-x, salas de treinamento e salas VIP.
Nas salas administrativas, áreas VIP e salas de treinamento foram realizadas vedações internas em drywall com 4 chapas de gesso standard, sendo 2 placas em cada face das paredes com manta em lã de vidro no vão interno. As vedações têm a extensão de laje de piso até a laje de cobertura. Já os forros nestes espaços foram especificados para terem excelente performance tanto para absorção quanto para isolamento acústico entre salas.
As salas técnicas de ar-condicionado, elétrica, hidráulica foram projetadas para mitigar tanto a emissão sonora direta quanto por flancos. Portanto, suas vedações, portas e revestimentos foram projetados segundo a emissão de ruído prevista. Também foram especificados atenuadores de ruído, isoladores de vibração e silenciadores, dimensionados de acordo com os equipamentos mecânicos e critérios de conforto acústico nas áreas ocupadas.
O resultado das simulações executadas para obtenção do tempo de reverberação em todas essas áreas possibilitou quantificar e posicionar os revestimentos acústicos em forros e paredes, superfícies de difícil acesso para os usuários do terminal, o que auxilia na manutenção.
Sistema de cobertura, vedações externas e vidros
Foram executadas medições de ruído em períodos de funcionamento do aeroporto existente, durante pousos e decolagens de aeronaves. Os níveis de ruído levantados serviram como inputs nas simulações de propagação sonora para especificação de sistema de cobertura, vedações externas e vidros. Além dos elevados níveis de ruído, houve a compatibilização entre sistemas de fachada e as solicitações de conforto térmico visando melhor eficiência energética do terminal.
As especificações técnicas foram elaboradas buscando o atendimento a critérios de conforto acústico para usuários e funcionários, assim como atingir adequada inteligibilidade da fala, fator relevante para entendimento dos avisos sonoros. Os estudos foram baseados nos resultados das simulações computacionais, banco de dados de ensaios de laboratório para determinação do desempenho dos elementos construtivos.
Para a proteção em relação ao ruído externo, as paredes externas são construídas em alvenaria de bloco de concreto revestidos em argamassa. A fachada principal tem sistema de caixilhos com vidros laminados de 14 mm com PVB acústico. A cobertura é composta por telha metálica sanduíche preenchida por 100 mm de lã de rocha.
Saguão de embarque, check in e praça de alimentação
Nas áreas com maior concentração de pessoas, como saguão de embarque, check in e praça de alimentação, foram especificados revestimentos nas paredes em MDF com perfuração para reduzir a reverberação. Nos forros foram adotadas soluções em nuvens acústicas, parte em MDF perfurado/ranhurado, parte em espuma melamina expandida fixada em placas de madeira com 50 mm de espessura para melhor absorção em baixas frequências.
Estas soluções foram pensadas junto à equipe de arquitetura para manter o conceito do projeto, assim como deixar a estrutura metálica da cobertura em evidência.
Treinamento, back office das companhias áreas e administração
Para as áreas de briefing/treinamento, back office das companhias áreas e administração, foram aplicados forros minerais modulares de alto desempenho acústico.
As áreas técnicas dentro do terminal e fora dele, na central de utilidades e hangares, foram estudadas soluções para isolamento acústico e controle de ruído de equipamentos mecânicos. Foi elaborada uma agenda de funcionamento destes equipamentos junto às equipes de projeto de instalações para atenuar a interferência do ruído das casas de máquinas nos arredores e interior do terminal.
Fotos | 23 Sul Arquitetura / Ricardo Canton
Normas adotadas
As normas de referência adotadas para critérios de conforto acústicos em ambientes e em materiais de revestimento, além da performance acústica, atenderam requisitos de segurança e manutenção, essenciais para o funcionamento do terminal.
São elas:
+ ABNT NBR 10152: 2017 Versão Corrigida: 2020 Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações.
+ ABNT NBR 10151:2019 Versão Corrigida:2020 Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral.
+ ABNT NBR 16425:2016 Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas de transportes.
+ AS/NZS 2107: 2016 Acoustics – Recommended design sound levels and reverberation times for building interiors.
+ Leis municipais de Macaé/RJ e diretrizes da ANAC
Fonte: Pro-Acústica