Encontro reuniu representantes da Internacional Finance Corporation, CBIC, Secovi-SP, Abrainc, SindusCon-SP e empresas do setor
O Secovi-SP recebeu em sua sede na quarta-feira, 28/9, comitiva da International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial, para tratar do tema “Construção Verde e Potencialidades do EDGE no Brasil”.
A iniciativa integra a agenda da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), que mantém acordo de cooperação com a IFC visando promover as construções verdes, avançar na implementação de medidas para descarbonizar o setor – e reduzir as emissões de CO2 –, e divulgar a relevância da certificação sustentável EDGE no Brasil.
Na reunião, durante o almoço, Alexandre Aebi, da Operação IFC Brasil, Ommid Saberi, líder técnico Global do EDGE, e Silvia Solano, líder América Latina e Caribe (LAC) do EDGE, trouxeram para a discussão as oportunidades de crescimento da economia de baixo carbono no setor da construção.
Nilson Sarti, presidente da Comissão do Meio Ambiente (CMA) da CBIC, falou sobre as iniciativas que estão sendo desenvolvidas em parceria com A IFC e, ainda dentro da pauta, Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP e presidente da Comissão de Incorporação Imobiliária da CBIC, apresentou o cenário atual das incorporações imobiliárias no País, em especial o comportamento na cidade de São Paulo, e os desafios para solucionar o déficit habitacional.
Na sequência, juntaram-se ao grupo Carlos Serrano e Marcela Ponce, líderes do departamento de Negócios do Clima para América Latina e Caribe da IFC, e representantes de incorporadoras e construtoras convidadas para o encontro. Eles trataram da certificação EDGE e do financiamento da construção verde no Brasil. Os empreendedores imobiliários compartilharam suas experiências em relação à construção sustentável e ao uso da ferramenta disponibilizada pelo EDGE.
Na oportunidade, também foi apresentado à IFC o Projeto Aliança para redução de GEE (Gases de Efeito Estufa) do setor de construção e incorporação imobiliária, iniciativa liderada pelo Secovi-SP, ABRAINC e SindusCon-SP.
“Estamos diante do grande desafio de fomentar o caminho das empresas do setor para uma economia de baixo carbono. E nesse sentido, o primeiro passo é realizar os inventários de carbono. Para tanto, temos a meta de reunir, no mínimo, 60 empresas para participar do projeto”, destacou Patrícia Bittencourt, que coordena o projeto pelo Secovi-SP, é especialista ESG e gestora de Projetos da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Sindicato.
Também estiveram presentes Mariana Silveira, da CMA/CBIC, Daniela Corcuera, consultora Edge/IFC, Ana Rocha, consultora de Sustentabilidade do Secovi-SP, Vladimir Iszlaji, da ABRAINC, Lilian Sarrouf e Vanessa Dias, do SindusCon-SP, e os representantes das empresas Angel Ibanez e Vitória Damasceno, da Tegra Incorporadora, Fernando Teixeira, da MPD Incorporadora e Construtora, Delma Moraes e Cláudia Nascimento, da Tarjab Incorporadora, e Ricardo Ferreira, Juliana Paviato e Carolina Takamoto, da Setin Incorporadora.
Fonte: Secovi-SP