A construção civil no Brasil, especialmente de edifícios residenciais, convive há tempos com escassez de mão-de-obra, pouco desenvolvimento tecnológico e humano, alto impacto ambiental, desperdício de materiais, altos índices de incomodidade nas vizinhanças e baixa qualidade das entregas.
Consciente deste panorama, em 2021 a AsBEA-SP iniciou um levantamento de informações sobre a situação da industrialização da construção de edifícios residenciais no Brasil, com o objetivo de fomentar e desenvolver a atividade neste mercado.
Na primeira etapa deste trabalho foi elaborado um diagnóstico em conjunto com o SindusCon-SP que resultou em um manifesto (julho de 2022) e um seminário bastante abrangente sobre o tema (agosto de 2022) com a participação de arquitetos, construtores, incorporadores, além de representantes da administração pública, como o então Secretário de Habitação do Estado de São Paulo, Flavio Augusto Ayres Amary, e Secretário de Habitação do Município de São Paulo, João Siqueira de Farias.
Subsequentemente a AsBEA-SP formou um GT (Grupo de Trabalho) com o objetivo de abordar questões técnicas, ambientais, sociais e econômicas em busca de soluções práticas para o efetivo desenvolvimento da industrialização da construção de edifícios residenciais no Brasil.
Esse esforço depende de profissionais de diversas áreas de conhecimento e experiências, que de forma complementar podem colaborar para que a construção civil no Brasil retome uma trajetória de desenvolvimento e eficiência e por isso gostaríamos de convidá-lo a participar desta iniciativa.