PIB da construção acelera e SindusCon-SP

Vice-presidente de Economia, Eduardo Zaidan foi destaque na imprensa

O PIB da construção acelerou e teve alta de 2,7% no segundo trimestre de 2022, na comparação com o primeiro. Este foi o oitavo trimestre de crescimento consecutivo do PIB do setor. No primeiro semestre, a taxa acumulada alcançou 9,5%, na comparação com o mesmo período de 2021.

Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1º de setembro. “Com esse bom resultado do segundo semestre, revimos nossa projeção para o PIB da construção em 2022, passando de um crescimento de 3,5% para 4,5% a 5%”, anuncia Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP.

De acordo com Zaidan, a construção também contribuiu para a elevação da Formação Bruta de Capital Fixo, que registrou variação de 4,8% no segundo trimestre, em relação ao primeiro (com ajuste sazonal). A taxa de investimento foi de 18,7% do PIB nos primeiros dois trimestres de 2022.

O SindusCon-SP foi destaque na coluna Painel S.A. do jornal Folha de S. Paulo. Confira a íntegra abaixo:

Construção revisa previsões após PIB e projeta crescimento de até 5% em 2022

O SindusCon-SP decidiu revisar suas projeções para o PIB do setor neste ano, após a divulgação dos dados do segundo trimestre pelo IBGE em 1º de setembro. Com o resultado, a projeção da entidade para o PIB da construção em 2022 passa de um crescimento de 3,5% para algo em torno de 4,5% a 5%. Os números apontam aceleração com alta de 2,7% no PIB do setor em relação ao primeiro trimestre, no oitavo trimestre de avanço consecutivo. Eduardo Zaidan, vice-presidente de economia do SindusCon-SP, afirma que a construção também contribuiu para a elevação da Formação Bruta de Capital Fixo, e a taxa de investimento foi de 18,7% do PIB nos primeiros dois trimestres de 2022.

Fonte:SindusCon-SP