Duas reuniões especiais da CE-002:122.016 – Comissão de Estudo de Forças Devidas ao Vento em Edificações do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002) aconteceram, em agosto e setembro de 2023, para analisar os votos da consulta nacional da nova ABNT NBR 6123 Forças devidas ao vento em edificações.
Coordenada pelo prof. Acir Mércio Loredo-Souza, e tendo como secretário o eng. André Beck (indicado pela ABECE), a Comissão enviou o projeto de revisão para a ABNT, que a colocou em consulta nacional até 2 de maio deste ano.
A NBR 6123 fixa as condições exigíveis na consideração das forças devidas à ação estática e dinâmica do vento, para efeitos de cálculo de edificações incluindo a estrutura como um todo ou em partes, componentes estruturais e acessórios, como revestimentos e vedações. O termo edificações é aplicado em sentido amplo, abrangendo edifícios, torres, chaminés, ginásios, pontes e outras obras de engenharia civil.
“Tivemos duas reuniões para análise dos comentários e votos da consulta nacional, ambas com grande participação da comunidade sendo que ambas tiveram mais de 60 participantes. A comissão analisou todos os comentários, apresentou propostas a estes ou justificativas para os comentários não atendidos que obtiveram consenso entre todos os presentes”, explica o eng. Gabriel Mazzo, diretor-adjunto de Normas Técnicas da ABECE que participou de todo o processo de revisão da Norma.
Segundo ele, o próximo passo é devolver o projeto de revisão para a ABNT para que a nova versão da NBR 6123 seja publicada e disponibilizada aos usuários.
“A atualização desta norma trouxe diversos avanços, dentre eles dois novos capítulos, capítulo 10 – Vibrações por desprendimento de vórtices e capítulo 11 – Ação de vento em pontes. Com a publicação da norma, o grupo de trabalho poderá seguir com as reuniões para revisão do mapa de isopletas a ser publicado futuramente como uma errata para a norma”, explica o diretor.
Fonte: Abece