Pesquisa recente realizada pela DataZAP+, braço de inteligência imobiliária do grupo OLX Brasil que realiza estudos e levantamentos exclusivos sobre o setor da construção civil, aponta que o isolamento acústico residencial é o item mais importante para o comprador (69%) e para o locatário (66%). O estudo foi publicado no Anuário DataZAP+2023, após dados levantados e divulgados em setembro de 2022, que analisa o comportamento do consumidor e as tendências de moradia referentes a vários aspectos relevantes, entre eles os relacionados a Tecnologias.
Segundo a pesquisa para os compradores, a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, e no mercado imobiliário, isso não é diferente. Hoje, a tecnologia se mantém em todas as etapas da jornada de compra de um imóvel e vai além. Seja na construção, na arquitetura, na compra do imóvel e na decisão de incluir algum aspecto tecnológico na residência; a tecnologia se faz importante. Para os compradores, no imóvel, é relevante ter isolamento acústico, tomadas USB, fechadura eletrônica, smart door e reconhecimento facial. Já quando consideram tecnologia no empreendimento, câmera de monitoramento virtual e aplicativo de acompanhamento, wi-fi disponível no prédio todo e tomadas USB nas áreas comuns é importante para a maioria dos entrevistados
Na jornada de locação de imóveis, a tecnologia está presente do início ao fim. Seja no momento de buscar um imóvel, conversar com um corretor, realizar um tour virtual, negociar e fechar um contrato, há algum tipo de tecnologia. No processo de mudança, no local do imóvel e durante a moradia, diversos aspectos tecnológicos são importantes para os indivíduos. Para a maioria deste público, ter isolamento acústico no imóvel, assim como USB nas suítes e dormitórios é muito relevante. Ainda, câmera de monitoramento virtual e aplicativo de acompanhamento, assim como wi-fi disponível no prédio são aspectos de tecnologia que compreendem itens consideráveis ao alugar o imóvel.
Para mais informações sobre o Anuário, acesse https://www.datazap.com.br/anuario-datazap-2023/
Fonte: ProAcústica