Instalações elétricas para carregamento de veículos exigem Anotação de Responsabilidade Técnica
Veículos elétricos em quantidade crescente e cada vez mais acessíveis constituem parte relevante da transição energética para enfrentar o aquecimento global. Entretanto, embora ainda raros, incêndios nestes veículos geram calor, fumaça e resíduos tóxicos intensos. São de difícil controle e apresentam riscos consideráveis de propagação nas garagens de condomínios.
As instalações elétricas dos edifícios não dimensionadas para o carregamento desses veículos trazem grande risco de acidentes.
Para o carregamento seguro desses veículos, é necessário que a edificação tenha um projeto de instalações elétricas dimensionado para esse fim, desenvolvido por profissional qualificado. Também é necessário que a execução dessas instalações seja feita por empresas e profissionais capacitados, ambos com as devidas ARTs (Anotações de Responsabilidade Técnica) recolhidas.
Cabe também a administradores condominiais e usuários zelar pelo correto carregamento, com segurança. Deve-se evitar carregar veículos leves como bicicletas elétricas nos apartamentos. E atentar para as recomendações a respeito que devem ser divulgadas pelo Corpo de Bombeiros.
SindusCon-SP e Instituto de Engenharia (IE) formaram um grupo de trabalho para estudar e propor ações relativas ao correto dimensionamento dos projetos de edificações para o carregamento seguro e a prevenção de incêndios.
O IE realizará o evento híbrido “Veículos elétricos: os desafios atuais e futuros da Engenharia, para garantir proteção à vida e ao patrimônio”, em 20 de março, das 9h às 13h30, com transmissão pelo canal do IE no Youtube e a parte presencial no Instituto (av. Dr. Dante Pazzanese, 120, São Paulo). Inscrições: www.institutodeengenharia.org.br .
Fonte: SindusCon-SP