Evento debaterá impacto das emissões de carbono

O Grupo de Trabalho de Descarbonização do Ambiente Construído, composto por oito entidades do setor incluindo o SindusCon-SP, realizará o evento presencial Edificações e Mudanças Climáticas: Repensando o Ambiente Construído, em 4 de dezembro, das 8h às 13h, no auditório do Crea-SP (av. Angélica, 2364, São Paulo).

O encontro visa promover um debate sobre o impacto das emissões de carbono em todas as fases do ciclo de vida dos empreendimentos imobiliários. O objetivo é apresentar iniciativas e estratégias para mitigar os impactos das mudanças climáticas, buscando alinhar o setor com as metas do Acordo de Paris e o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP).

A reunião destina-se aos profissionais do setor imobiliário, incluindo construtores, incorporadores, projetistas, representantes de órgãos públicos e instituições financeiras, além de especialistas em sustentabilidade.

Além do SindusCon-SP, integram o GT de Descarbonização: Abrafac (Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management), Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações, AsBEA-SP (Associação Regional de Escritórios de Engenharia e Arquitetura de São Paulo), Ashrae Brasil (sigla em inglês da American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers), CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável) e Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

Programação

Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-SP, fará parte da abertura, que também contará com uma apresentação sobre o PlanClima da Cidade de São Paulo e como este plano influencia o setor imobiliário.

Na sequência, a palestra Da Teoria à Prática – O Impacto do Carbono ao Longo da Vida do Nosso Ambiente Construído mostrará como as decisões de concepção e construção reverberam ao longo do ciclo de vida dos edifícios, afetando sua pegada de carbono desde o projeto e construção até a operação e demolição. Também serão discutidas as estratégias para reduzir esse impacto e as ações que o Grupo de Trabalho de Descarbonização está implementando.

O primeiro painel a seguir, sobre Desenvolvimento do Produto e Projetos para uma Economia de Baixo Carbono: Desafios e Diretrizes, analisará os principais desafios e soluções para a concepção de projetos sustentáveis, alinhados com as metas de descarbonização.

O segundo painel, Práticas Sustentáveis na Construção – Inventários, Materiais e Tecnologias, abordará materiais e tecnologias que estão revolucionando a construção civil e promovendo uma economia de baixo carbono. Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp, fará a mediação e Angel Ibañez, coordenador do Comasp, apresentará o case Cidade de São Paulo.

O terceiro painel, Otimização do Uso e Operação – Retrofit, Eficiência Energética e Manutenção, trará estratégias para melhorar a eficiência dos edifícios ao longo de sua vida útil, incluindo retrofit, eficiência energética e manutenção sustentável.

O último painel, sobre Fatores Indutores para a Descarbonização do Ambiente Construído, incluirá conclusões e debates sobre as diretrizes futuras que podem acelerar a descarbonização no setor.

Vagas limitadas a 150 participantes. Para inscrições, clique aqui https://tinyurl.com/gtcarbono

Fonte: SindusCon-SP