ESG: a PRática em prática no Imobiliário

Data:26/09 a 10/10/2023 (Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h)

Objetivo:

  • Apresentar a Prática Recomendada ABNT PR 2030 e o Guia Secovi-SP ESG: Melhores práticas para o setor imobiliário, reforçando a sua importância para consolidação dos conceitos ligados ao ESG aplicados ao setor;
  • Ampliar e aprofundar a compreensão dos desafios ambientais, sociais e de governança e como eles podem representar riscos e ameaças e, ao mesmo tempo, o caminho para a alcançar a sustentabilidade do negócio a longo prazo;
  • Conhecer as etapas necessárias para avançar na jornada ESG;
  • Compreender os estágios de maturidade em relação às práticas ESG e como estabelecer metas de evolução.

Público-alvo: 

  • Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, com experiência em setores diversos interessados no tema aplicado ao setor imobiliário;
  • Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de sustentabilidade com foco nas práticas ESG;
  • Executivos, líderes, gestores e profissionais que apoiam a alta liderança que tenham como objetivo trazer a pauta ESG para seus negócios.

Ementa

Alinhamento dos principais conceitos e princípios ESG. Reflexão sobre a importância de avaliar os riscos socioambientais e como eles contribuem para o sucesso dos negócios. Orientação sobre os passos necessários para trilhar a jornada ESG. Interpretação e aplicação do modelo de avaliação e direcionamento para evolução dos estágios de maturidade ESG.

Programa

Módulo 1 – Apresentação / Aquecimento (1h)

  • Apresentação do facilitador;
  • Check-in dos participantes;
  • Mapeamento de Expectativas (ferramenta on-line);
  • Apresentação do “plano de aula”;
  • Apresentação das Referências do Ecossistema ESG;

Módulo 2 – Contextualização Sustentabilidade e ESG (1h)

  • Sustentabilidade um conceito em evolução;
  • Linha do tempo da sustentabilidade;
  • Evolução do conceito Responsabilidade Social;
  • Entendendo a Governança Corporativa;
  • A origem do termo ESG.

Módulo 3 – Pacto Global, ODS e Agenda 2030 (1h)

  • 10 Princípios Universais do Pacto Global
  • Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  • ODS x ESG

Módulo 4 – Conceitos ESG (2h)

  • O Termo ESG
  • Novo olhar para a sustentabilidade
  • ESG: 1.0 e visão ampliada
  • Conceito ESG
  • A importância do ESG com instrumento de gestão
  • Temas e Critérios Relevantes ESG (overview dos 42 critérios da ABNT PR2030)

Módulo 5 – Jornada ESG para as organizações (3h)

  • Apresentação dos 7 Passos para incorporar o ESG na Organização;
  • A importância de ter uma intenção estratégica;
  • Conhecer o que já é feito (diagnóstico);
  • Definir os temas materiais (Materialidade e priorização);
  • Definir Objetivos e Metas;
  • Definir e estabelecer os processos para ESG (inclui o olhar interno e externo como cadeia de valor e suprimentos);
  • Estrutura para medir e monitorar o que foi planejado;
  • Aspectos formais, transparência: o desafio do relato e comunicação.

Módulo 6 – Temas e Critérios do Eixo Ambiental (E) – Conceitos e Exemplos de Práticas (1,5h)

  • Conceituação do eixo ambiental, com destaque para os conceitos e exemplos de práticas nos seguintes temas materiais do setor:
    • Mudanças Climáticas (mitigação e adaptação);
    • Energia;
    • Recursos Hídricos (água);
    • Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (uso da terra);
    • Economia Circular e Gestão de Resíduos.

Módulo 7 – Temas e Critérios do Eixo Social (S) – Conceitos e Exemplos de Práticas (1,5h)

  • Conceituação do eixo social, com destaque para os conceitos e exemplos de práticas nos seguintes temas materiais do setor:
    • Relações e Práticas de Trabalho (Saúde e Segurança Ocupacional e Desenvolvimento Profissional, Qualidade de Vida);
    • Direitos humanos;
    • Diversidade, equidade e inclusão;
    • Diálogo Social e desenvolvimento territorial (ações de impacto na comunidade);
    • Responsabilidade na Cadeia de Valor (Fornecedores e Clientes);

Módulo 8 – Temas e Critérios do Eixo Governança (G) – Conceitos e Exemplos de Práticas (1,5h)

  • Conceituação do eixo Governança, com destaque para os para os conceitos e exemplos de práticas nos seguintes temas materiais do setor:
    • Governança Corporativa
    • Conduta Empresarial
    • Práticas de Controle e Gestão
    • Transparência na Gestão

Módulo 9 –Modelo de Avaliação e Direcionamento organizacional (1,5 h)

  • Conceituação dos estágios
  • Orientação para Aplicação do Modelo
  • Exemplos práticos de análise

Módulo 10 – Desafios e oportunidades para as empresas na aplicação do ESG (1h)

  • Principais questões Regulatórias Nacionais e Internacionais;
  • Finanças Sustentáveis, a visão dos agentes financeiros e oportunidades em para as empresas;
  • Negócios de Impacto;

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar ideias constantemente e dividir com o docente suas experiências. Serão utilizadas proposições de problemas e discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos participantes.

  • Guia Secovi-SP ESG: Melhores Práticas para o setor imobiliário
  • ABNT PR 2030:2022 Ambiental, Social e Governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações.

Certificado
Serão fornecidos certificados on-line aos alunos que tiverem uma frequência mínima de 75%.

Carga horária:  15 horas

Formatos:
On-line – Transmissão ao vivo via Zoom – no formato reunião, que possibilita aos alunos que acompanham a aula ao vivo, habilitarem câmera e microfone para a participação.
O conteúdo das aulas será gravado e ficará à disposição do aluno até 10 dias corridos do final do curso, possibilitando que o aluno possa assistir em outro horário – sem prejuízo de marcação de presença e também com a possibilidade de rever quantas vezes for necessário o material apresentado em aula.

Data:26/09 a 10/10/2023 (Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h)

Objetivo:

  • Apresentar a Prática Recomendada ABNT PR 2030 e o Guia Secovi-SP ESG: Melhores práticas para o setor imobiliário, reforçando a sua importância para consolidação dos conceitos ligados ao ESG aplicados ao setor;
  • Ampliar e aprofundar a compreensão dos desafios ambientais, sociais e de governança e como eles podem representar riscos e ameaças e, ao mesmo tempo, o caminho para a alcançar a sustentabilidade do negócio a longo prazo;
  • Conhecer as etapas necessárias para avançar na jornada ESG;
  • Compreender os estágios de maturidade em relação às práticas ESG e como estabelecer metas de evolução.

Público-alvo: 

  • Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, com experiência em setores diversos interessados no tema aplicado ao setor imobiliário;
  • Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de sustentabilidade com foco nas práticas ESG;
  • Executivos, líderes, gestores e profissionais que apoiam a alta liderança que tenham como objetivo trazer a pauta ESG para seus negócios.

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar ideias constantemente e dividir com o docente suas experiências. Serão utilizadas proposições de problemas e discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos participantes.

  • Guia Secovi-SP ESG: Melhores Práticas para o setor imobiliário
  • ABNT PR 2030:2022 Ambiental, Social e Governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações.

Certificado
Serão fornecidos certificados on-line aos alunos que tiverem uma frequência mínima de 75%.

Carga horária:  15 horas

Formatos:
On-line – Transmissão ao vivo via Zoom – no formato reunião, que possibilita aos alunos que acompanham a aula ao vivo, habilitarem câmera e microfone para a participação.
O conteúdo das aulas será gravado e ficará à disposição do aluno até 10 dias corridos do final do curso, possibilitando que o aluno possa assistir em outro horário – sem prejuízo de marcação de presença e também com a possibilidade de rever quantas vezes for necessário o material apresentado em aula.

Pontuação:

Pontos PQE
70 PONTOS

Investimento:

Curso – Transmissão Simultânea
Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi-SP e Sinduscon-SP R$ 864,00 2x R$ 456,00 3x R$ 304,00 4x R$ 228,00 8x R$ 114,00
(Somente cartão de crédito)
Representados R$ 972,00 2x R$ 513,00 3x R$ 342,00 4x R$ 257,00 8x R$ 129,00
(Somente cartão de crédito)
Demais Interessados R$ 1.080,00 2x R$ 570,00 3x R$ 380,00 4x R$ 285,00 8x R$ 143,00
(Somente cartão de crédito)
Inscreva-se na Transmissão Simultânea

Informações Importantes:

TRANSMISSÃO

  • A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
  • O áudio pode conter ruídos do ambiente.
  • O aluno poderá utilizar-se do microfone para a sua participação interativa nas aulas ao vivo, porém poderá optar por fazer a sua comunicação através do Chat, a fim de interagir com perguntas ou comentários.

 

DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ

  1. Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), haverá a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes.
  2. Na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados (LGPD), o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
    1. As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
    2. As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assisti-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi, passados 10 dias corridos do término do curso;
    3. No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
  3. Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como, para comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz para os fins descritos no presente.
    A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.

 

INVESTIMENTO

  1. Os valores para associados/Representados do Secovi-SP são concedidos para funcionários de empresas (em dia c/ as contribuições), com o consentimento dessas, de acordo com o CNPJ indicado no ato da inscrição.
    Consequentemente o Documento de Cobrança, referente a inscrição será SEMPRE EMITIDO EM NOME daquele que possui o benefício (valor c/ desconto).
  2. Procedimento de emissão de Documento de cobrança ou Notas Fiscais de Prestação de Serviços:
    1. A emissão do documento de cobrança (p/ associados/Representados do Secovi-SP) ou da NF. (p/ o público demais), ocorre após a prestação de serviço, portanto não temos como proceder com a emissão dos mesmos antes que o curso aconteça. As emissões são efetuadas de forma rateada entre os meses em que ocorre o curso, e de acordo com a quantidade de aulas que o mesmo teve no mês, com base na Legislação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), Decreto: 53.151 de 17 de maio de 2012.
    2. Emissão do Documento de cobrança para o público Associado e/ou Representado:
      O Documento de cobrança relativo a atividades que compõem o objeto social do SECOVI-SP, desenvolvidas em benefício de seus associados/Representados. De acordo com a Solução de Consulta SF/DJUG N. 17/2021, tais atividades não constituem prestação de serviço, de modo que não devem ser objeto da emissão de nota fiscal de serviço.
    3. Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços para o público Não Associado/Representado:
      Os valores para aqueles que não fazem parte da categoria representada sindicalmente pela entidade, implica em emissão da NFs-e
  3. Os pagamentos parcelados no boleto só serão aceitos desde que a primeira parcela seja quitada antes da data de início do curso e a última parcela quitada até a data de término do curso
  4. Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
    O curso poderá ser cancelado ou adiado pela UniSecovi por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;

    1. Serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária vinculada ao CNPJ/CPF do campo SACADO, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
    2. O reembolso será feito única e exclusivamente em nome do SACADO. Caso a compra tenha sido paga pelo aluno, o mesmo deverá encaminhar carta de anuência da empresa assinada pelo procurador legal da mesma e, uma cópia do contrato social da empresa, para verificação de poderes da assinatura do procurador;
    3. Em caso de desistência por opção do aluno, será retido 10% do valor da inscrição, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo as aulas realizadas ou as Notas Fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.

Diversos

  1. Inclui material didático fornecido pelos docentes e certificado da Universidade Secovi (disponibilizados online).
  2. Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários e docentes previamente programados.
  3. A viabilização do curso dependerá de um número mínimo de inscritos em cada modalidade.

Data:26/09 a 10/10/2023 (Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h)

Objetivo:

  • Apresentar a Prática Recomendada ABNT PR 2030 e o Guia Secovi-SP ESG: Melhores práticas para o setor imobiliário, reforçando a sua importância para consolidação dos conceitos ligados ao ESG aplicados ao setor;
  • Ampliar e aprofundar a compreensão dos desafios ambientais, sociais e de governança e como eles podem representar riscos e ameaças e, ao mesmo tempo, o caminho para a alcançar a sustentabilidade do negócio a longo prazo;
  • Conhecer as etapas necessárias para avançar na jornada ESG;
  • Compreender os estágios de maturidade em relação às práticas ESG e como estabelecer metas de evolução.

Público-alvo: 

  • Profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, com experiência em setores diversos interessados no tema aplicado ao setor imobiliário;
  • Profissionais que atuam ou desejam atuar na área de sustentabilidade com foco nas práticas ESG;
  • Executivos, líderes, gestores e profissionais que apoiam a alta liderança que tenham como objetivo trazer a pauta ESG para seus negócios.

Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar ideias constantemente e dividir com o docente suas experiências. Serão utilizadas proposições de problemas e discussões em grupo, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos participantes.

  • Guia Secovi-SP ESG: Melhores Práticas para o setor imobiliário
  • ABNT PR 2030:2022 Ambiental, Social e Governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações.

Certificado
Serão fornecidos certificados on-line aos alunos que tiverem uma frequência mínima de 75%.

Carga horária:  15 horas

Formatos:
On-line – Transmissão ao vivo via Zoom – no formato reunião, que possibilita aos alunos que acompanham a aula ao vivo, habilitarem câmera e microfone para a participação.
O conteúdo das aulas será gravado e ficará à disposição do aluno até 10 dias corridos do final do curso, possibilitando que o aluno possa assistir em outro horário – sem prejuízo de marcação de presença e também com a possibilidade de rever quantas vezes for necessário o material apresentado em aula.

Pontuação:

Pontos PQE
70 PONTOS

Investimento:

Curso – Transmissão Simultânea
Participantes À vista com desconto Parcelado
Sócios Secovi-SP e Sinduscon-SP R$ 864,00 2x R$ 456,00 3x R$ 304,00 4x R$ 228,00 8x R$ 114,00
(Somente cartão de crédito)
Representados R$ 972,00 2x R$ 513,00 3x R$ 342,00 4x R$ 257,00 8x R$ 129,00
(Somente cartão de crédito)
Demais Interessados R$ 1.080,00 2x R$ 570,00 3x R$ 380,00 4x R$ 285,00 8x R$ 143,00
(Somente cartão de crédito)
Inscreva-se na Transmissão Simultânea

Informações Importantes:

TRANSMISSÃO

  • A qualidade do vídeo depende da conexão da internet e do equipamento utilizado pelo aluno.
  • O áudio pode conter ruídos do ambiente.
  • O aluno poderá utilizar-se do microfone para a sua participação interativa nas aulas ao vivo, porém poderá optar por fazer a sua comunicação através do Chat, a fim de interagir com perguntas ou comentários.

 

DIREITO E USO DA IMAGEM E VOZ

  1. Diante do conteúdo programático, sendo o curso transmitido via plataforma de Streaming (Zoom, Google Meet ou similar) e permitindo a depender do formato (webinar ou reunião), haverá a habilitação do microfone e câmera/vídeo, aumentando a interatividade entre os participantes.
  2. Na necessidade de regular questões oriundas do direito e uso da imagem e voz, bem como o consentimento necessário no âmbito da Legislação de Proteção de Dados (LGPD), o ALUNO adquirente declara estar ciente que:
    1. As aulas serão gravadas e arquivadas por prazo indeterminado pela UniSecovi;
    2. As gravações das aulas referidas acima serão disponibilizadas aos demais alunos que desejarem assisti-las em qualquer momento depois da aula ao vivo, até que os acessos sejam bloqueados pela UniSecovi, passados 10 dias corridos do término do curso;
    3. No que pese o conteúdo ser gravado e reproduzido, a plataforma de transmissão permite ao participante desativar seu próprio microfone e câmera/vídeo, permanecendo em aula, podendo participar através do chat disponível.
  3. Ciente dos termos descritos no item 1, neste ato, o ALUNO que espontaneamente decidir habilitar seu vídeo e/ou microfone, concede ao SECOVI-SP a captura de sua IMAGEM e VOZ, durante a participação das aulas online, para gravação, reprodução, bem como, para comercialização do conteúdo captado durante a aula, autorizando o uso de sua imagem e voz para os fins descritos no presente.
    A PRESENTE AUTORIZAÇÃO É CONCEDIDA A TÍTULO GRATUITO.

 

INVESTIMENTO

  1. Os valores para associados/Representados do Secovi-SP são concedidos para funcionários de empresas (em dia c/ as contribuições), com o consentimento dessas, de acordo com o CNPJ indicado no ato da inscrição.
    Consequentemente o Documento de Cobrança, referente a inscrição será SEMPRE EMITIDO EM NOME daquele que possui o benefício (valor c/ desconto).
  2. Procedimento de emissão de Documento de cobrança ou Notas Fiscais de Prestação de Serviços:
    1. A emissão do documento de cobrança (p/ associados/Representados do Secovi-SP) ou da NF. (p/ o público demais), ocorre após a prestação de serviço, portanto não temos como proceder com a emissão dos mesmos antes que o curso aconteça. As emissões são efetuadas de forma rateada entre os meses em que ocorre o curso, e de acordo com a quantidade de aulas que o mesmo teve no mês, com base na Legislação do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), Decreto: 53.151 de 17 de maio de 2012.
    2. Emissão do Documento de cobrança para o público Associado e/ou Representado:
      O Documento de cobrança relativo a atividades que compõem o objeto social do SECOVI-SP, desenvolvidas em benefício de seus associados/Representados. De acordo com a Solução de Consulta SF/DJUG N. 17/2021, tais atividades não constituem prestação de serviço, de modo que não devem ser objeto da emissão de nota fiscal de serviço.
    3. Emissão de Notas Fiscais de Prestação de Serviços para o público Não Associado/Representado:
      Os valores para aqueles que não fazem parte da categoria representada sindicalmente pela entidade, implica em emissão da NFs-e
  3. Os pagamentos parcelados no boleto só serão aceitos desde que a primeira parcela seja quitada antes da data de início do curso e a última parcela quitada até a data de término do curso
  4. Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
    O curso poderá ser cancelado ou adiado pela UniSecovi por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;

    1. Serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária vinculada ao CNPJ/CPF do campo SACADO, correspondente à PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
    2. O reembolso será feito única e exclusivamente em nome do SACADO. Caso a compra tenha sido paga pelo aluno, o mesmo deverá encaminhar carta de anuência da empresa assinada pelo procurador legal da mesma e, uma cópia do contrato social da empresa, para verificação de poderes da assinatura do procurador;
    3. Em caso de desistência por opção do aluno, será retido 10% do valor da inscrição, a título de compensação por despesas administrativas, além da retenção do valor proporcional relativo as aulas realizadas ou as Notas Fiscais emitidas até o momento da solicitação do aluno.

Diversos

  1. Inclui material didático fornecido pelos docentes e certificado da Universidade Secovi (disponibilizados online).
  2. Por conta de possíveis imprevistos, a Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários e docentes previamente programados.
  3. A viabilização do curso dependerá de um número mínimo de inscritos em cada modalidade.

Mais informações e inscrições:

Contato: (11) 5591-1300
WhatsApp: (11) 9*7098-0858
E-mail: uni@secovi.com.br
Local: On-line

Fonte: Secovi-SP