A prevenção a incêndios destes veículos foi um dos temas abordados na reunião do CTQ
Sob liderança do SindusCon-SP, as entidades da indústria imobiliária estão se preparando para contribuir com sugestões de forma coordenada, na consulta pública feita pelo Corpo de Bombeiros, sobre a prevenção de incêndios ocasionados por carros elétricos. Este foi um dos temas relatados na reunião do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, conduzida por seu coordenador Luis Fernando Bueno, com a participação do presidente da entidade, Yorki Estefan, em 11 de abril.
Marcelo Guaranha, coordenador do GT de Carros Elétricos, relatou a discussão feita sobre o tema, com exemplos como a política pública instituída na Noruega. Milton Bigucci Jr. informou que será marcada reunião com o Corpo de Bombeiros para tratar das diretrizes propostas. As entidades de montadoras e importadoras de veículos serão envolvidas na discussão do tema. Carlos Barbara alertou para a questão da segurança das instalações elétricas dos empreendimentos.
Estefan relatou as atividades da Presidência, incluindo: o convênio de cooperação assinado com o Crea-SP; a reunião em que Mario William Esper, presidente da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), informou que, por sugestão do SindusCon-SP, haverá uma prática recomendada para a elaboração de pesquisas eleitorais; e a articulação do setor imobiliário em relação à prevenção a incêndios provocados por carros elétricos.
Ações dos Grupos de Trabalho
David Fratel, coordenador do GT de RH, relatou o andamento dos trabalhos com a consultoria Falconi sobre o perfil da mão de obra da construção. Fratel também impulsionará um GT para tratar de questões relativas aos empreiteiros.
Daniela Ferrari, coordenadora do GT Concessionárias, informou que o sistema Imob da Sabesp sofrerá alterações e recomendou que as empresas também utilizem a comunicação via whatsapp. O segundo cavalete entrará na concessionária como programa comercial e as integrantes do CTQ deverão indicar as obras a serem iniciadas nos próximos meses para essa ação.
William Gilheta, coordenador do GT Enel, relatou as tratativas com a concessionária para a gestão das ligações de energia. Uma reunião com a Comgás foi marcada, em que esta empresa apresentará seu modelo de gestão de ligações.
Paulo Mingioni, coordenador do GT Gestão e Produtividade, relatou os preparativos para o workshop a se realizar em 17 de maio, sobre soluções para a escassez de mão de obra.
Sergio Cincurá, do GT Pós Obra e Inspeções Prediais, informou que o grupo montou um plano de trabalho, e que a Universidade Corporativa SindusCon-SP realizará um curso sobre o tema do GT.
Flavio Cupperman, coordenador do GT Cimbramento, relatou os avanços nos pleitos feitos às empresas de cimbramento, que ainda serão reforçados.
Luis Bueno relatou os trabalhos que o GT CUB Regional está realizando para eleger projetos padrões. E informou que o GT Suprimentos tem funcionado ativamente por whatsapp.
Sergio Domingues e Paulo Aridan apresentaram o escopo proposto para o GT de Novos Produtos e Fornecedores, que tratará de desenvolvimento tecnológico, entre outros temas.
Normas técnicas e meio ambiente
Estefan e Rodrigo Von, presidente do Cobracon, que reúne SindusCon-SP, Abrainc, CBIC e Secovi-SP, enfatizaram a necessidade de o sindicato contratar um gerente para centralizar as ações relativas às normas técnicas. Jorge Batlouni coordenará um colegiado de membros do CTQ para tratar da questão, e um processo seletivo será aberto.
Lilian Sarrouf, superintendente do CB002 da ABNT, informou que esta associação está preparando normas para temas relacionados às mudanças climáticas. E relatou que serão elaboradas normas sobre gestão de carbono em edifícios e metodologia para medição de emissões com base naquela utilizada na CECarbon .
Vanessa Dias, supervisora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente), apresentou as atividades realizadas, destacando a menção feita pelo ministro das Cidades, Jader Filho, à CECarbon em evento realizado em Paris. Informou que o próximo curso sobre a CECarbon já conterá as atualizações feitas na ferramenta. E convidou os membros do CTQ para o evento de lançamento das melhorias na CECarbon, a realizar-se em 21 de maio.
David Fratel relatou sua participação no painel sobre o cenário atual dos preços dos insumos, no Enic (Encontro Nacional da Indústria da Construção), destacando a elevação de preços na indústria cimentícia. Rodrigo von relatou sua participação como mediador no painel sobre Avanços e Desafios do Processo de Normalização Técnica.
Cursos e próximos eventos
Roberto Pastor relatou os próximos cursos da Universidade Corporativa SindusCon-SP e das novas turmas dos cursos do Senai-SP. E convidou os membros do CTQ a participarem da solenidade de formatura da primeira destas turmas, em 8 de maio. Estefan informou que o Senai-SP também está trabalhando para incrementar os serviços educacionais para a construção.
Haruo Ishikawa anunciou a realização da 24ª Megasipat, de 17 de junho 2 de agosto, em parceria com o Seconci-SP (Serviço Social da Construção), o Senai-SP e o Sesi-SP, com ações visando à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. As empresas poderão sediar as palestras em seus canteiros e haverá uma ênfase na ergonomia e na preservação da saúde mental.
Marcelo Guaranha anunciou que o 20º Seminário de Sistemas Prediais se realizará em 11 de junho. Inovação tecnológica, conformidade técnica e sustentabilidade serão os temas abordados. Uma das palestras abordará a questão da segurança de carregadores de carros elétricos em edifícios.
Jorge Batlouni informou que a Missão Técnica Internacional para Bilbao e Madrid, na Espanha, acontecerá de 23 a 27 de setembro. Renato Genioli apresentou o cronograma de visitas a obras e a uma fábrica da Ulma, de escoramentos e fachadas.
Carlos Del Mar, coordenador do Conselho Jurídico, informou que será realizada uma reunião com os advogados das empresas associadas sobre questões trabalhistas. E informou que o Congresso Jurídico, a realizar-se em outubro, abordará reforma tributária, e solicitou sugestões de outros temas.
Negociações coletivas
Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico, relatou que se iniciarão as negociações com a Feticom-SP e o Sintracon-SP, com vistas às convenções coletivas com data-base em 1º de maio.
Fonte: SindusCon-SP