APRESENTAÇÃO GERAL
Na elaboração de um empreendimento, a definição prévia, objetiva e cuidadosa do escopo dos projetos e serviços envolvidos é uma necessidade básica para que uma incorporação imobiliária seja bem-sucedida.
Para a definição adequada dos escopos de cada projeto (grandes ou pequenos), necessários ao desenvolvimento do empreendimento imobiliário, entidades representativas do setor de projetos do mercado imobiliário e da construção uniram seus esforços para estabelecer, por consenso, os Manuais de Escopo de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária, os quais, de forma didática, descrevem parâmetros para contratar e desenvolver projetos com eficiência e segurança, cumprindo todas as etapas necessárias.
A ideia dessa iniciativa é direcionar os procedimentos de contratação facilitando o processo. Afinal, a definição clara do escopo dos projetos é o primeiro passo de uma importantíssima mudança nas relações entre os diversos agentes do setor da construção imobiliária, com melhoria na definição de responsabilidades envolvidas e efetivo atendimento às Normas Técnicas e ao Código Civil.
Os Manuais de Escopo representam uma importante base de informações dirigida a contratantes e projetistas que buscam por qualidade no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. O trabalho iniciado em 1998, teve sua primeira edição em 2000 e há mais de 5 anos, a partir do monitoramento do site www.manuaisdeescopo.com.br, contabilizamos, entre consultas e emissões de proposta, mais de 420.000 acessos, número que reforça seu valor para o setor.
Em um processo de melhoria contínua, esta nova edição traz o trabalho desenvolvido sob coordenação técnica da consultora Maria Angelica Covelo Silva, engenheira civil e doutora em engenharia e diretora da NGI Consultoria e Desenvolvimento. O conteúdo elaborado em conjunto, por consenso, entre representantes do Secovi-SP, SindusCon-SP e respectivas entidades de projeto, proporcionam um entendimento adequado e abrangente sobre o escopo dos projetos de cada especialidade no atendimento à norma de desempenho (ABNT NBR 15.575:2013).
O resultado foi o conteúdo Escopos para Atendimento à Norma de Desempenho, inserido como capítulo na atualização dos Manuais de Escopo aplicáveis, e disponibilizado como documentos avulsos para as disciplinas que ainda não possuem Manual de Escopo, além do Guia para utilização dos Escopos de projeto de edificações habitacionais para atendimento à ABNT NBR 15.575: 2013 e de Modelos de Memoriais Descritivos, os quais indicam premissas e considerações do projeto de um empreendimento, incluindo informações relativas ao atendimento dos requisitos previstos na referida norma.
Os manuais que incorporam os conteúdos descritos acima, são identificados com o selo NBR 15.575 em sua capa. Para os demais, onde os escopos para atendimento à Norma de Desempenho não são aplicáveis, a edição foi atualizada para manter a padronização, sem alterações no conteúdo técnico.
Boa leitura!
A elaboração de um projeto é um processo complexo que envolve, além dos projetos em si, diversas interfaces com outras especialidades técnicas. Portanto, a contratação e a coordenação racional de um projeto devem considerar a necessidade de integração das equipes, dos conhecimentos e das experiências. Além disso, a dinâmica atual da indústria imobiliária tem exigido otimização cada vez maior dos projetos para garantir melhor planejamento e controle das obras.
Para que essa otimização seja possível, é necessário o estabelecimento de um fluxo de trabalho estável e padronizado na elaboração dos projetos de um empreendimento, onde as etapas realizadas atendam adequadamente às necessidades de todos os intervenientes e contribuam para a interação eficiente entre as diversas equipes. Essa é a premissa de todos os manuais elaborados.
O principal objetivo é apresentar diretrizes para que as responsabilidades sejam bem definidas, eliminando, assim, as chamadas “zonas cinzentas” entre contratantes, projetistas, fornecedores e executores das obras. Os documentos oferecem orientações precisas sobre como identificar os itens envolvidos e suas soluções, atendendo às expectativas dos empreendedores.
Os Manuais partem de uma sequência de atividades, organizada em fases bem definidas, que permitem determinar com clareza cronogramas, medições e outras etapas notáveis.
Os serviços oferecidos durante a elaboração de um projeto foram classificados conforme sua necessidade, em:
Essenciais presentes em qualquer tipo ou porte de empreendimento;
Específicos vinculados às características daquele empreendimento, como por exemplo, número de subsolos, critérios de sustentabilidade, etc.;
Opcionais aqueles que o contratante entende como conveniente para determinada especialidade, na etapa em questão, e que não estejam enquadrados nos outros dois tipos.
Para cada etapa de projeto, os Manuais apresentam a Descrição da Atividade, relacionando os Dados Necessários à realização de cada etapa (documentos ou informações a serem fornecidos) e descrevendo com profundidade os Produtos Gerados por esses serviços, identificando o momento oportuno em que as ações devem ocorrer. Também esclarecem com perfeição as Responsabilidades por atividade, documento e produto gerado.
Desenhos, detalhes, memoriais descritivos, requisições, relatórios, quadros etc., gerados individualmente pelos serviços de projetos contratados, são identificados, bem como é estabelecido quando são necessários.
Com os Manuais de Escopo de Projetos e Serviços, portanto, todos os envolvidos podem visualizar o nível de detalhamento requerido e o momento certo de exigir, fornecendo dados e informações para que os projetos respondam corretamente aos objetivos e desejos dos empreendedores e futuros usuários.
É importante ainda ressaltar que a abordagem dos Manuais se inicia nas definições conceituais de um empreendimento e vai até a etapa de acompanhamento técnico das obras, sua entrega final, incluindo os desenhos “as built” e passando pela mais importante atividade prevista nesses Manuais: a compatibilização e a consolidação das interfaces dos vários sistemas em todas as etapas.
Os Manuais oferecem inestimável referência a todos aqueles que se relacionam com o processo de desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, contribuindo decisivamente para a apresentação de propostas de serviços e a organização dos trabalhos.
Para os projetistas, se constituem em excelente instrumento de valorização do projeto e de seu trabalho, possibilitando a todos envolvidos um conhecimento pleno do seu conteúdo e inter-relações.
Para os empreendedores, os Manuais de Escopo de Projetos e Serviços oferecem recomendações importantes a serem seguidas, de acordo com o que se considera boa técnica na execução de projetos.
Para os contratantes, possibilitam a efetiva comparação das propostas técnicas e comerciais que venham a ser apresentadas para elaboração de projetos, resultando em investimentos mais equalizados, financeira e tecnicamente adequados a ambas as partes, e, portanto, mais eficazes.
O bom uso dos Manuais permite que diferentes empresas ou profissionais de projeto apresentem propostas com base em idêntico nível de abrangência e rigor técnico, desde a fase de proposta, até o acompanhamento pós-entrega da obra. Isso resulta em menor incidência de discrepâncias nos valores de honorários propostos, muitas vezes apresentando custos incompatíveis com o teor e a qualidade de projeto desejável.
Como resultado, os projetos serão mais bem desenvolvidos e compatibilizados, proporcionando obras mais eficientes e econômicas, com melhor controle do seu desenvolvimento.
FASE A
CONCEPÇÃO DO PRODUTO
Levantar um conjunto de informações jurídicas, legais, programáticas e técnicas; dados analíticos e gráficos, Normas Técnicas aplicáveis, bem como a definição dos Padrões e Critérios de Desempenho (Mínimo, Intermediário e Superior) Níveis de Sustentabilidade do Empreendimento (definindo inclusive se será objeto de Certificação).
Estas premissas têm como objetivo determinar as restrições e possibilidades que regem e limitam o produto imobiliário pretendido e permitirão caracterizar o partido arquitetônico e urbanístico, e as possíveis soluções das edificações e de implantação dentro das condicionantes levantadas.
Esta fase está subdividida nas seguintes etapas:
LV – Levantamento de Dados
PN – Programa de Necessidades
EV – Estudo de Viabilidade
FASE A - CONCEPÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-A 001 - Levantamento de dados identificação das restrições físicas e legais
Descrição da Atividade
- Identificar as restrições de legislação nas esferas Municipal, Estadual e Federal que tenham influência na concepção do produto.
- Identificar as diretrizes e normas das confederações esportivas das diversas modalidades.
- Analisar o conceito do empreendimento.
- Analisar as interferências físicas e visuais na área de trabalho e entorno.
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Programa
- Consultoria da área de vendas
- Pareceres de consultores específicos
Órgãos Públicos
- Ficha técnica do local
- Diretrizes e restrições legais
Associações Esportivas
- Diretrizes das confederações esportivas
Produtos Gerados
- Relatório preliminar das restrições legais, contendo os itens da legislação pertinentes abordados na atividade, com alerta de eventuais restrições não verificadas.
Observações
FASE A - CONCEPÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-A 002 - Pré-dimensionamento e conceituação da área esportiva.
Descrição da Atividade
- Conceituar a área esportiva do empreendimento
- Pré-dimensionar a área esportiva interna e externa do empreendimento.
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Levantamento planialtimétrico cadastral
- Estudos preliminares ou projetos existentes
- Previsão de número de usuários do empreendimento
Órgãos Públicos
- Diretrizes e restrições legais
Associações Esportivas
- Diretrizes das confederações esportivas
Arquitetura e Paisagismo
- Partido arquitetônico e paisagístico.
- Croquis ou estudos de implantação
Produtos Gerados
- Tabelas com áreas e dimensões preliminares dos diversos espaços da área esportiva interna e externa, com cálculo da sua capacidade de atendimento.
- Relatório com a conceituação da área esportiva do empreendimento
Observações
FASE B
DEFINIÇÃO DO PRODUTO
Desenvolver o partido arquitetônico e demais elementos do empreendimento, definindo e consolidando todas as informações necessárias a fim de verificar sua viabilidade física, legal e econômica bem como possibilitar a elaboração dos Projetos Legais.
Esta fase está subdividida nas seguintes etapas:
EP – Estudo Preliminar
AP – Anteprojeto
PL – Projeto Legal
Observação
Para início desta fase é fundamental que estejam definidos e contratados todos projetistas e consultores de cada especialidade os quais serão demandados no projeto. Os mesmos deverão realizar análise, avaliação e emitir comentários preliminares do material desenvolvido na Fase anterior, os quais servirão de subsidio para início da Fase B.
Também é importante definir se haverá Certificações de Sustentabilidade ou outras e qual nível pretendido.
Definir adoção do sistema de classificação da informação da construção – BIM
Esta atividade ocorre por meio de um processo de aproximações sucessivas e nem sempre o processo é linear
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-B 001 - Solução preliminar de implantação da área esportiva externa do empreendimento.
Descrição da Atividade
- Desenvolver a solução geral de implantação da área esportiva para verificação dos condicionantes legais e programáticos do empreendimento levantados na fase anterior
- Conceituação dos espaços esportivos externos em atendimento ao partido adotado pelo empreendimento
- Definição das práticas esportivas contempladas no projeto e de suas necessidades de espaço, dimensões e de equipamentos
- Especificação qualitativa dos materiais de acabamentos e equipamentos (Observação 1)
- Compatibilização com os demais projetos
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Aprovação da fase anterior
Coordenador
- Definição de normas de apresentação, comunicação e fluxo de informações a serem utilizadas durante as fases e atividades.
Arquitetura
- Estudo preliminar e/ou anteprojeto
- Restrições Legais
- Projeto de terraplenagem (geométrico) quando pertinente
Levantamentos
- Levantamento Planialtimétrico e complementação do levantamento planialtimétrico se necessário.
Paisagismo
- Solução preliminar de implantação do paisagismo no empreendimento
Sistemas prediais, automação e segurança
- Comentários e recomendações preliminares sobre as ligações do edifício aos serviços públicos (entrada de força, água, gás)
- Previsão de locais técnicos
Estrutura
- Parecer sobre restrições estruturais
Produtos Gerados
- Peças gráficas (plantas, cortes, elevações e ilustrações) de forma a permitir o total entendimento do projeto
- Distribuição espacial das atividades
- Definição básica (memorial) de materiais
- Indicação de elementos especiais, tais como gradis, alambrados, cercas etc.
Observações
Esta fase deve conter informações que subsidiem a estimativa de custo da implantação do projeto.
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-B 002 - Solução preliminar de implantação da área esportiva interna do empreendimento.
Descrição da Atividade
- Desenvolver a solução geral de implantação da área esportiva interna para verificação dos condicionantes legais e programáticos do empreendimento levantados na fase anterior
- Conceituação dos espaços esportivos internos em atendimento ao partido adotado pelo empreendimento
- Definição das práticas esportivas contempladas no projeto e de suas necessidades espaciais e de equipamentos
- Especificação qualitativa dos materiais de acabamentos e equipamentos (Observação 1)
- Compatibilização com os demais projetos
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Aprovação da fase anterior
Coordenador
- Definição de normas de apresentação, comunicação e fluxo de informações a serem utilizadas durante as fases e atividades.
Arquitetura
- Estudo preliminar e/ou anteprojeto com delimitação da área comum do empreendimento
- Restrições Legais (potencial construtivo destinado à área esportiva)
- Levantamentos
- Levantamento Planialtimétrico e complementação do levantamento planialtimétrico se necessário.
Sistemas prediais, automação e segurança
- Comentários e recomendações preliminares sobre as ligações do edifício aos serviços públicos (entrada de força, água, gás)
- Previsão de locais técnicos
Estrutura
- Parecer sobre restrições estruturais
Produtos Gerados
- Peças gráficas (plantas, cortes, elevações e ilustrações) de forma a permitir o total entendimento do projeto.
- Distribuição espacial das atividades.
- Definição básica (memorial) de materiais.
Observações
- Esta fase deve conter informações que subsidiem a estimativa de custo da implantação do projeto.
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-B 003 - Layout de equipamentos para a área de fitness do empreendimento.
Descrição da Atividade
- Elaborar pesquisa técnica dos equipamentos e acessórios disponíveis no mercado
- Desenvolver o layout da sala de fitness do condomínio com distribuição de equipamentos com dimensões que representem a média do mercado
- Indicar as circulações internas da sala e necessidades de acesso para montagem dos equipamentos
- Fornecer diretrizes para projetos de estrutura e instalações em geral
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Aprovação da etapa B-002
Estrutura
- Parecer sobre restrições estruturais
Produtos Gerados
- Peças gráficas (plantas de layout) com indicação dos equipamentos e acessórios de ginástica sem definição de fabricante
- Listagem de equipamentos e acessórios contemplados no layout sem definição de fabricante
Observações
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-B 004 - Especificação de acessórios para as quadras e piscinas esportivas.
Descrição da Atividade
- Pesquisa técnica dos acessórios disponíveis no mercado
- Definição de acessórios para as quadras (tabelas, traves etc.)
- Definição de acessórios para as piscinas esportivas (raias, apoios, bandeirolas etc.)
Dados Necessários
- Aprovação da etapa anterior
Produtos Gerados
- Memorial descritivo com especificação de acessórios
Observações
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS ESPECÍFICOSESP-B 101- Especificação de equipamentos de ginástica para a área de fitness.
Descrição da Atividade
- Pesquisa técnica dos equipamentos disponíveis no mercado, com análise de sua biomecânica, durabilidade e aspecto estético.
- Quantificar os equipamentos de ginástica (equipamentos cardiovasculares, de musculação, de peso livre etc.) e acessórios (pesos, barras, caneleiras etc.) necessários para o funcionamento da área de fitness, de acordo com o número de usuários esperado
- Qualificar os equipamentos quanto às especificações mínimas para atender à demanda e ao padrão do empreendimento
- Verificar a adequação do layout interno da sala de fitness aos equipamentos das diversas marcas
Dados Necessários
- Aprovação do espaço interno do fitness
- Dados quantitativos e qualitativos a respeito dos futuros usuários do espaço de fitness
Produtos Gerados
- Planilha com quantidade de equipamentos e acessórios
- Relatório com a especificação mínima dos equipamentos e acessórios.
Observações
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-B 201- Estudos de alternativas de sistemas construtivos e tecnologias aplicáveis às instalações esportivas.
Descrição da Atividade
- Consultoria sobre opções de adoção de sistemas construtivos e tecnologias alternativas (pisos esportivos especiais, arquibancadas, coberturas retráteis, sistemas de aquecimento e de tratamento de água de piscinas esportivas).
Dados Necessários
- Dados, especificações e/ou outros elementos disponíveis, suficientes para analisar a conveniência de adoção da tecnologia e/ou direcionar os estudos necessários.
Produtos Gerados
- Relatório e/ou peças gráficas necessárias, à apresentação das características propostas para os sistemas que incorporarão a tecnologia recomendada, análises realizadas e conclusões.
Observações
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-B 202 - Certificação de Equipamentos e Assessórios de Ginástica.
Descrição da Atividade
- Verificar a conformidade dos equipamentos e acessórios de ginástica especificados perante ABNT, CREF (Conselho Regional de Educação Física) e ABRIESP (Associação Brasileira da Indústria Esportiva)
Dados Necessários
- Layout e especificação dos equipamentos de ginástica
- Dados quantitativos e qualitativos a respeito dos futuros usuários do espaço de fitness
- Relatório com a certificação dos equipamentos e acessórios de ginástica
Produtos Gerados
- Relatório com a certificação dos Equipamentos e Assessórios de Ginástica.
Observações
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-B 203 - Certificação de Pisos e Acessórios Esportivos.
Descrição da Atividade
- Verificar a conformidade dos pisos e acessórios esportivos especificados perante a ABNT, ABRIESP (Associação Brasileira da Indústria Esportiva) e ANVISA
Dados Necessários
- Memorial descritivo de infraestrutura esportiva, com especificação do piso em cada quadra, campo ou ambiente esportivo.
Produtos Gerados
- Relatório com a certificação dos pisos e acessórios esportivos.
Observações
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-B 204 - Perspectivas detalhadas em maquete eletrônica e/ou física.
Descrição da Atividade
- Desenvolver um modelo detalhado do empreendimento com a finalidade de analisar e avaliar seu impacto no entorno e todas as relações de imagem cores/ texturas / sombras, etc.) para uma visualização realista do produto pretendido.
Dados Necessários
Informação dos principais sistemas de revestimentos externos (pisos, muros, gradis, etc.) da obra como um todo.
Produtos Gerados
- Imagens apresentadas em papel ou em arquivos de imagem etc. para visualização dos itens descritos na atividade.
Observações
FASE B - DEFINIÇÃO DO PRODUTO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-B 205 - Seleção de serviços de terceiros.
Descrição da Atividade
- Seleção de projetistas, consultores e outros fornecedores para apresentação ao cliente de opções de contratação.
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Detalhar de comum acordo, antes do início dos serviços dessa fase, qual a extensão e abrangências dos serviços a serem contratados.
Arquitetura Esportiva
- Documentação da Fase ESP-A e B completas
Produtos Gerados
- Relatório, com os currículos completos e propostas detalhadas de fornecedores para cada disciplina envolvida e recomendações específicas quanto à especialidade e adaptabilidade de cada um ao empreendimento pretendido.
Observações
FASE C
IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÃO DE INTERFACES
Consolidar claramente todos ambientes, suas articulações e demais elementos do empreendimento, com as definições necessárias para o intercâmbio entre todos envolvidos no processo.
A partir da negociação de soluções de interferências entre sistemas, o projeto resultante deve ter todas as suas interfaces resolvidas, possibilitando uma avaliação preliminar dos custos, métodos construtivos e prazos de execução.
Quando esta fase estiver concluída ainda que o projeto não esteja completo e for necessário licitar a obra, esta fase opcional se caracteriza como:
PB – Projeto Básico /Pré Executivo
FASE C - IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÃO DE INTERFACES
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-C 001 - Solução consolidada dos sistemas, métodos construtivos, materiais de acabamento e projeto.
Descrição da Atividade
- Consolidar a solução global
- Fornecer subsídios para elaboração dos projetos complementares nos aspectos que apresentam interfaces com o projeto de infraestrutura esportiva.
Dados Necessários
- Definição de todos os materiais de acabamentos pretendidos no empreendimento (edificações e paisagismo)
- Elementos da FASE B aprovados para todas as disciplinas.
- Ratificação das tecnologias adotadas
Produtos Gerados
- Desenhos técnicos (plantas, cortes e elevações) das instalações de infraestrutura esportiva fixas.
- Distribuição de pontos de elétricas e respectivas cargas necessárias
- Distribuição de pontos de hidráulica e drenagem necessárias
- Definir critérios de iluminação com definição dos acionamentos
- Fornecer subsídios para o dimensionamento de ar condicionado e renovação de ar.
- Fornecer subsídios para o projeto de segurança e automação.
- Definição de elementos construtivos estruturais específicos
- Relatório com a definição geral dos principais sistemas, métodos construtivos e materiais de acabamento.
- Indicação de bases para todos os pisos esportivos.
Observações
FASE D
PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES
Executar o detalhamento de todos os elementos do empreendimento de modo a gerar um conjunto de referências suficientes para a perfeita caracterização das obras/serviços a serem executadas, bem como a avaliação dos custos, métodos construtivos, e prazos de execução.
Executar o detalhamento de todos os elementos do empreendimento e incorporar os detalhes necessários de produção dependendo do sistema construtivo.
O resultado deve ser um conjunto de informações técnicas claras e objetivas sobre todos os elementos, sistemas e componentes do empreendimento.
Esta fase pode ser subdividida em 2 etapas:
– Projeto Executivo
– Detalhamento
Mas o conjunto se caracteriza com:
PE – Projeto Executivo
FASE D - PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-D 001 - Solução definitiva de todos os métodos construtivos adotados e materiais de acabamento das instalações esportivas.
Descrição da Atividade
- Executar desenhos da solução definitiva para as instalações esportivas.
- Detalhamento dos materiais de acabamento
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Elementos da FASE C aprovados para todas disciplinas.
- Definição final de todos os materiais de acabamentos e acessórios das áreas esportivas
- Memorial descritivo de vendas
- Folders dos projetos do lançamento imobiliário
- Fotos de maquetes do lançamento imobiliário
- Elementos da Fase C aprovados
Produtos Gerados
- Projeto com a definição final de todos os métodos construtivos e materiais de acabamento das áreas esportivas, considerando as especificações arquitetônicas de:
- Áreas esportivas externas, com definição de revestimento de piso, base e sistema de drenagem
- Alambrados, cercas, gradis e outros elementos de fechamentos das áreas esportivas externas
- Acessórios de áreas esportivas externas
- Divisórias, fechamentos e esquadrias das áreas esportivas internas
- Espelhos, mobiliário e detalhes de ambientação das áreas esportivas internas
- Equipamentos para áreas esportivas internas
- Desenhos em número e nas escalas convenientes e adequadas para a total compreensão do projeto e a implantação do mesmo. Será composto no mínimo de plantas, cortes e detalhes construtivos de cada área esportiva.
Observações
FASE D - PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-D 002 - Memoriais descritivos de especificações de materiais.
Descrição da Atividade
- Elaboração dos Memoriais Descritivos de Especificações de Materiais que irão caracterizar as condições de execução e padrão de acabamento para cada tipo de serviço e indicar os locais de aplicação de cada um dos materiais e tipos de serviço.
Dados Necessários
Todas as Disciplinas
- Todas as atividades produzidas e consolidadas nesta fase, analisadas, comentadas e validadas por todas as disciplinas envolvidas;
Produtos Gerados
- Especificação de materiais e serviços com as recomendações técnicas para uso e aplicação das informações contidas no projeto
Observações
FASE D - PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-D 003 - Detalhamento de instalações de acessórios de quadras esportivas.
Descrição da Atividade
- Elaboração dos desenhos de detalhamento de fixação e instalação de acessórios em quadras externas e internas, tais como tabelas, traves, alambrados, postes e outros
Dados Necessários
Todas as Disciplinas
- Todas as atividades produzidas e consolidadas nesta fase, analisadas, comentadas e validadas por todas as disciplinas envolvidas;
Produtos Gerados
- Projeto de detalhamento em escala adequada constando de no mínimo plantas, cortes, elevações e detalhes dos acessórios
Observações
FASE D - PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-D 004 - Detalhamento de pisos esportivos.
Descrição da Atividade
- Diagramação e detalhamento de pisos e pavimentações, com indicação de base, piso, acabamento e linhas demarcatórias.
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Definição final de todos os acabamentos propostos no empreendimento.
- Elementos da FASE C aprovados para todas as disciplinas.
Todas as disciplinas
- Atividades da Fase C aprovadas e definitivas.
Consultores
- Projetos aprovados e definitivos de cada consultoria (segurança, acústica, luminotécnica, etc.).
Produtos Gerados
- Indicação do Sistema de eixos organizacionais e modulação geral
- Desenho dos pisos; com a indicação da posição e dimensionamento das peças, placas, ou lâminas e especificação completa das mesmas;
- Projeto de demarcação das quadras e campos esportivos.
- Representação dos pontos de drenagem e caimentos
- Indicação dos pontos de instalação elétrica, hidráulica, localizadas no piso;
- Cortes indicativos de base, piso e acabamento.
- Detalhes complementares de arremates com elementos de vedação (rodapés, soleiras e outros)
- Especificações Gerais
- Notas Gerais
- Legendas
Observações
FASE D - PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-D 005 - Detalhamento de piscinas esportivas.
Descrição da Atividade
- Detalhamento construtivo de piscinas esportivas, de bordas, canaletas e decks circundantes.
- Elaboração dos desenhos de detalhamento de fixação de acessórios em piscinas esportivas, como suportes para raias, bandeirolas, blocos de partida e outros
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Definição final de todos os acabamentos propostos no empreendimento.
- Elementos da FASE C aprovados para todas as disciplinas.
Todas as disciplinas
- Atividades da Fase C aprovadas e definitivas.
Consultores
- Projetos aprovados e definitivos de cada consultoria (segurança, acústica, luminotécnica, etc.)
Produtos Gerados
- Planta e cortes internos da piscina esportiva, com especificação e paginação do material de acabamento
- Planta de borda e deck, com paginação do material de acabamento, indicação da drenagem e peças especiais de arremate
- Projeto de instalação de equipamentos
- Especificações gerais fechadas
Observações
FASE D - PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-D 006 - Detalhamento de ambientação dos espaços esportivos internos.
Descrição da Atividade
- Elaboração dos desenhos de detalhamento para ambientação dos espaços esportivos internos, como painéis, suportes de TV e som, mobiliário específico de apoio para área esportiva interna.
Dados Necessários
Todas as Disciplinas
- Todas as atividades produzidas e consolidadas nesta fase, analisadas, comentadas e validadas por todas as disciplinas envolvidas;
Produtos Gerados
- Projeto de detalhamento em escala adequada constando de no mínimo plantas, cortes, elevações e detalhes dos acessórios.
- Elevação das paredes internas com espelhos, materiais de acabamentos, painéis decorativos
- Memorial descritivo do mobiliário a ser comprado pronto, com especificação de material, acabamento e cores.
Observações
FASE D - PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES
SERVIÇOS OPCIONAISESP-D 201 - Elaboração de planilha de quantidade de materiais.
Descrição da Atividade
- Elaboração de planilha de quantidades de materiais e serviços dos elementos arquitetônicos
Dados Necessários
Arquitetura de Infraestrutura esportiva
- Projeto completo detalhado de arquitetura esportiva
Produtos Gerados
- Planilha quantitativa de materiais e serviços, relacionando todos os materiais e serviços envolvidos na execução dos elementos arquitetônicos abrangidos pelo projeto.
Observações
FASE D - PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES
SERVIÇOS OPCIONAISESP-D 202 - Elaboração de orçamentos.
Descrição da Atividade
- Elaboração de orçamento estimativo da execução dos elementos arquitetônicos e jardinagem, considerando material e mão de obra.
Dados Necessários
Arquitetura de Infraestrutura esportiva
- Projeto completo detalhado de arquitetura esportiva
Produtos Gerados
- Planilha de orçamento com preços, incluindo toda a execução dos espaços esportivos, pisos especiais, acessórios e demais detalhes das instalações esportivas, com tributos e encargos incidentes.
Observações
FASE D - PROJETO DE DETALHAMENTO DAS ESPECIALIDADES
SERVIÇOS OPCIONAISESP-D 203 - Seleção de fornecedores.
Descrição da Atividade
- Seleção para execução do projeto ou fornecimento de materiais para as obras (Observação 1)
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Escopo do fornecimento desejado (Observação 2)
- Forma de contratação
- Prazo de execução
- Prazo máximo pretendido
- Todos os projetos de produção
- Todos os projetos detalhados e consolidados
Arquitetura de Infraestrutura esportiva
- Projeto completo detalhado de arquitetura esportiva
Produtos Gerados
- Visitas a fornecedores para validação de condições de fornecimento
- Seleção de fornecedores de materiais e serviços, fundamentada em parâmetros definidos em conjunto com o empreendedor.
- Elaboração de planilhas comparativas de preços ofertados, e outras condições específicas, e seus desvios para avaliação de melhor relação custo benefício.
Observações
- A empresa de arquitetura esportiva deverá relacionar os elementos necessários para elaboração da documentação desta atividade.
- O contratante e a empresa de arquitetura esportiva deverão detalhar de comum acordo, antes do início dos serviços dessa fase, qual a extensão e abrangência desses serviços e definir a responsabilidade da empresa de arquitetura esportiva no desenvolvimento dos mesmos.
FASE E
PÓS-ENTREGA DO PROJETO
Garantir a plena compreensão e utilização das informações de projeto, bem como sua aplicação correta nos trabalhos de campo.
FASE E - PÓS-ENTREGA DO PROJETO
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-E 001 - Apresentação do projeto de arquitetura de infraestrutura esportiva.
Descrição da Atividade
- Realizar reunião com o objetivo de apresentar o projeto final com os conceitos técnicos e premissas adotados, solicitações do contratante e outras peculiaridades, e esclarecer eventuais dúvidas dos participantes. (Observação 1)
Dados Necessários
Todos envolvidos
- Projeto executivo de arquitetura de infraestrutura esportiva, incluindo memoriais técnicos e outros documentos textuais;
- Análise prévia dos projetos por parte dos participantes da reunião
Produtos Gerados
- Esclarecimento sobre a organização e forma de utilização dos documentos de projeto;
- Ata da reunião
Observações
- Recomenda-se a participação do Empreendedor/Contratante, Coordenadores do projeto de cada especialidade, Gerente da Construtora, Gerente da Obra, representantes das Instaladoras. Dependendo da complexidade do projeto, deve-se agendar horários e dias por especialidade. Recomenda-se também que o gerente, o coordenador de obra analisem previamente o projeto arquitetônico bem como os demais projetos previamente para tornar a reunião mais produtiva.
FASE E - PÓS-ENTREGA DO PROJETO
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-E 002 - Esclarecimento de dúvidas.
Descrição da Atividade
- Esclarecer eventuais dúvidas sobre os projetos elaborados e sua utilização, desde que para isso não haja necessidade de diligência externa ao escritório do projetista (Observação 1)
Dados Necessários
Solicitante
- Questionamento formal claro e objetivo, após análise dos projetos executivos de arquitetura, inclusive dos memoriais técnicos e outros documentos textuais.
Produtos Gerados
- Ata de reunião com os esclarecimentos realizados
- Fax e e-mail com todos os esclarecimentos
Observações
Os contatos para esclarecimento não terão caráter instrutivo e deverão sempre ser realizadas com interlocutor qualificado e familiarizado com o projeto completo
FASE E - PÓS-ENTREGA DO PROJETO
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-E 003 - Acompanhamento básico da obra.
Descrição da Atividade
Realização de até três visitas de acompanhamento da execução, conforme eventos pré-determinados, (Observação 1)
- Nos momentos em que o contratante e o projetista julgarem mais convenientes a serem determinados de comum acordo
- Por ocasião da conclusão do serviço.
Dados Necessários
Empreendedor / Contratante / Gestor
- Programação das visitas com antecedência mínima de sete dias
Produtos Gerados
- Relatório técnico com pareceres sobre a qualidade geral da obra, dos materiais, da mão de obra e demais itens de interesse do Contratante, conforme acordado pelas partes.
- Fax e e-mails com atas e relatórios para todos os interessados
- Fotos comentadas da obra (quando pertinente)
Observações
- O número de visitas deve ser compatível com as características e dimensões do Empreendimento e a remuneração do projeto
Quando for necessário um número maior de visitas ou carga horária maior deverá ser estabelecida remuneração especifica
Os itens a serem verificados devem ser previamente estabelecidos, de forma compatível com o tempo de visita pré-definido (em geral no máximo de 3 horas). Todos os itens deverão estar acessíveis para inspeção por ocasião da visita. Quando se tratar de visita fora do Município Sede da Empresa de Projeto de Arquitetura, os custos com transportes, estadia, refeições, translado e o tempo do(s) técnico(s) que exceder ao pré-estabelecido, deverão ser ressarcidos.
FASE E - PÓS-ENTREGA DO PROJETO
SERVIÇOS ESPECÍFICOSESP-E 101 - Análise de soluções alternativas.
Descrição da Atividade
- Análise técnica e/ou de custos de soluções alternativas propostas para os sistemas e ou detalhes arquitetônicos por sugestão de participantes do empreendimento. (Observação 1)
Dados Necessários
Proponente da solução
- Informações e desenhos especificando claramente a alternativa proposta.
Produtos Gerados
- Relatório de análise das soluções propostas.
Observações
O contratante e o projetista deverão definir, de comum acordo e antes do início dos serviços, quais serão os objetivos, as tarefas e regimes de trabalho a serem cumpridos, bem como os produtos a serem gerados e sua forma de apresentação.
FASE E - PÓS-ENTREGA DO PROJETO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-E 201- Visitas a fornecedores.
Descrição da Atividade
- Visitas a fornecedores de aparelhos ou acessórios de ginástica para validação da compra (Observação 1)
- Visitas a fornecedores de acessórios esportivos para verificação de adequação (Observação 1)
- Visitas a obras realizadas por prestadores de serviço de instalação de pisos especiais para verificação de qualidade. (Observação 1)
Dados Necessários
Empreendedor / Construtor
- Relação de fornecedores a serem visitados
Produtos Gerados
- Relatório técnico de cada visita, com o registro das atividades desenvolvidas emitindo pareceres sobre a validação de cada material ou serviço.
Observações
- Quando se tratar de visita fora do Município Sede da Empresa de Projeto de Arquitetura, os custos com transportes, translado, estadia, refeições e o tempo do(s) técnico(s) envolvido(s) deverão ser acrescidos a remuneração estabelecida.
FASE E - PÓS-ENTREGA DO PROJETO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-E 202 - Compatibilização de especificações entre fornecedores
Descrição da Atividade
- Compatibilização e relatórios comparativos de materiais e especificações de fornecedores. (Observação 1)
Dados Necessários
Empreendedor / Construtor
- Descriminação completa dos fornecedores a serem comparados/compatibilizados incluindo: contato, valores de contrato, prazos, amostras, e todos os itens que se fizerem necessários.
Produtos Gerados
- Relatório técnico comparativo com pareceres sobre a qualidade geral dos materiais, da mão de obra, e demais itens de interesse do Contratante, a serem fornecidos conforme acordado pelas partes
Observações
O contratante e o arquiteto esportivo deverão definir, de comum acordo, antes do início dos serviços, quais serão os objetivos, as tarefas e regimes de trabalho a serem cumpridos, os produtos a serem gerados e sua forma de apresentação
FASE E - PÓS-ENTREGA DO PROJETO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-E 203 - Orientação técnica para propostas de fornecedores.
Descrição da Atividade
Dar suporte técnico aos processos de recebimento, equalização e análise das pré-propostas dos fornecedores, incluindo as seguintes atividades:
- Preparação dos textos técnicos para inclusão no Edital de Concorrência;
- Assistência e esclarecimento de dúvidas dos proponentes;
- Analise técnica das propostas de fornecedores, incluindo esclarecimento e equalização sob os aspectos técnicos.
Dados Necessários
Empreendedor
- Relação de proponentes de interesse do Contratante;
- Definição da forma de contratação
Produtos Gerados
- Textos relativos a aspectos técnicos para inclusão no Edital de Concorrência;
- Orientação e esclarecimento aos proponentes;
- Planilha comparativa das condições de fornecimento proposta
Observações
FASE E - PÓS-ENTREGA DO PROJETO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-E 204 - Adaptação e alterações de projeto.
Descrição da Atividade
Alteração de documentos de projeto por solicitação do cliente, devido a alterações de conceitos, materiais, equipamentos e / ou sistemas anteriormente estabelecidos ou por sugestões de alteração de soluções adotadas (Observação 1)
Dados Necessários
- Definições, aprovações e solicitações formais pelo Empreendedor / Contratante / Construtor
Produtos Gerados
- Projeto alterado conforme as solicitações (observação 1).
Observações
- O Contratante e o escritório de arquitetura de infraestrutura esportiva deverão definir, de comum acordo e antes do início dos serviços, quais serão os objetivos, as tarefas e regimes de trabalho a serem cumpridos, bem como os produtos a serem gerados e sua forma de apresentação.
FASE E - PÓS-ENTREGA DO PROJETO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-E 205 - Acompanhamento técnico da obra.
Descrição da Atividade
- Acompanhamento da obra por meio de visitas regulares ou eventuais, além das previamente estabelecidas, conforme programação a ser definida em função da relação das atividades a serem desenvolvidas (Observação 1)
Dados Necessários
Construtor/Empreendedor
- Programação de visitas (Observação 2)
Produtos Gerados
Relatório técnico de cada visita, com o registro das atividades desenvolvidas em obra ou em decorrência do serviço de acompanhamento da obra, emitindo-se pareceres sobre:
- A qualidade geral da obra
- A qualidade geral dos materiais
- Soluções para as interferências entre os projetos não previstas anteriormente
- Propostas de alterações de detalhes específicos e / ou demais itens de interesse do Contratante, conforme acordado pelas partes
Observações
- Os itens a serem verificados devem ser previamente estabelecidos, de forma compatível com o tempo de visita definido. Todos os itens deverão estar acessíveis para inspeção por ocasião da visita.
- Deverá antecipadamente estar definidas a periodicidade e datas, sempre com no mínimo sete dias de antecedência
FASE E - PÓS-ENTREGA DO PROJETO
SERVIÇOS OPCIONAISESP-E 206 - Subsídios para elaboração de manual de utilização e manutenção das áreas esportivas.
Descrição da Atividade
Subsídios para elaboração de manual de utilização e manutenção das áreas esportivas do edifício, com orientações sobre a manutenção otimizada dos sistemas que os envolve, equipamentos e revestimentos
Dados Necessários
Arquitetura:
- Projeto detalhado de Arquitetura, incluindo memoriais técnicos e outros documentos textuais;
Produtos Gerados
Manual de operação e manutenção dos sistemas e revestimentos em áreas esportivas, contendo as informações e orientações necessárias para a melhor utilização e preservação dos sistemas que os envolve, equipamentos, e revestimentos, incluindo:
- Descrição das características de cada revestimento, sistema e equipamentos, inclusive documentação técnica
- Procedimentos e cuidados de operação, uso e manutenção
- Relação dos fornecedores utilizados na obra
- Garantias dos materiais e equipamentos utilizados na obra
- Termo de garantia
Observações
FASE F
PÓS-ENTREGA DA OBRA
Analisar e avaliar o comportamento da edificação em uso para verificar e reafirmar se os condicionantes e pressupostos de projeto foram adequados e se eventuais alterações, realizadas em obra, estão compatíveis com as expectativas do empreendedor e de ocupação dos usuários.
FASE F - PÓS-ENTREGA DA OBRA
SERVIÇOS ESSENCIAISESP-F 001 - Avaliação e Validação do Processo de Projeto.
Descrição da Atividade
- Reunião ou visita à obra para avaliação e validação do processo com o intuito de rastrear eventuais não conformidades e analisar pontos passíveis de melhoria, com a participação de todos os envolvidos no processo (Observação 1)
Dados Necessários
Empreendedor
- Listagem de ocorrências a serem discutidas e eventuais registros de desacordos ou insatisfações
Todas as especialidades e Consultorias
- Projetos detalhados por especialidade entregues ao empreendedor
Construtor
- Jogos completos dos projetos, contendo todas as anotações de ajustes e / ou alterações ocorridas, assinadas pelos engenheiros responsáveis pela obra
- Diário de Obra
Gerenciamento Técnico de Projetos
- Todos os relatórios das atividades de projetos, medições, atas de reunião, cronograma físico-financeiro atualizado, comunicados entre os envolvidos e quaisquer outros elementos que possam servir de subsídio para o objetivo da atividade
Gerenciamento de Obra
- Todos os relatórios das atividades realizadas pela obra, tais como medições, atas de reunião, cronograma físico-financeiro atualizado, comunicados entre os envolvidos e quaisquer outros elementos que possam servir de subsídio para o objetivo da atividade
- Diário de obra
Produtos Gerados
- Ata de reunião com todos participantes, gerando-se, a partir desta, um relatório completo dos questionamentos levantados, rastreando-se as não conformidades, com indicações das possíveis soluções para a melhoria contínua do processo
Observações
- Esta atividade deve, por princípio, ser executada pelas empresas responsáveis pelo gerenciamento técnico ou gerenciamento/construção da Obra. O Contratante e a empresa responsável deverão detalhar, de comum acordo e antes do início dos serviços dessa fase, qual a extensão e abrangência desses serviços, bem como definir a empresa que se responsabilizará pelo desenvolvimento das providências necessárias. Todos envolvidos deverão enviar, com antecedência de 15 dias corridos antes da data da reunião, a Listagem de ocorrências a serem discutidas e eventuais desacordos ou insatisfações. Quando a reunião ocorrer fora da cidade Sede da Empresa de Projeto, os custos com transportes, traslados, estadia, refeições e o tempo do(s) técnico(s) envolvido(s) deverão ser acrescidos a remuneração estabelecida e pagos e reembolsados a Empresa solicitante
FASE F - PÓS-ENTREGA DA OBRA
SERVIÇOS ESPECÍFICOSESP-F 101 - Desenhos pós obra “Conforme o Executado - As built”.
Descrição da Atividade
- Alteração ou elaboração de novos documentos de projeto devido à alteração de condicionantes, materiais, equipamentos ou sistemas instalados
- A preparação de desenhos as built não inclui a verificação técnica de soluções ou dimensionamentos alternativos que possam ter sido adotados sem autorização do projetista, e que não será responsável por essas modificações.
Dados Necessários
Empreendedor
- Definição clara e objetiva das necessidades de alterações
- Jogo completo do projeto executivo, bem como dos pareceres de consultorias, contendo todas as anotações de ajustes e / ou alterações ocorridas, incluindo memoriais técnicos e outros documentos textuais devidamente assinadas e assumidas pelos engenheiros responsáveis pela obra
Produtos Gerados
Projeto alterado
Observações
NORMAS TÉCNICAS
Os projetos devem ser desenvolvidos de acordo com as Normas Técnicas vigentes. No entanto, é preciso destacar a ABNT NBR 15.575, que apresenta uma série de responsabilidades, aos projetistas, incorporadores e construtores. O escopo do que deve ser considerado em cada projeto, para atendimento à ABNT NBR 15.575, está disponível no capítulo Escopos para atendimentos à Norma de Desempenho, do respectivo Manual.
No site da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) está disponibilizada a relação das normas técnicas aplicáveis a edificações, separadas por tema e fase de desenvolvimento do empreendimento, desde a decisão de empreender.
www.cbic.org.br/normasdaconstrucao
AGRADECIMENTOS
A produção dos Manuais de Escopo de Projetos e Serviços envolve uma equipe multidisciplinar que, há quase 20 anos, se reúne para a compatibilização de visões e procedimentos.
Desse esforço de abnegados, representantes de suas categorias profissionais, surgiu o consenso necessário e fundamental para a construção de um documento de orientação para todo o setor imobiliário.
Nossos agradecimentos às entidades e profissionais que participaram deste legado.
PARTICIPANTES DA EDIÇÃO ATUAL
(GT- ESCOPO DESEMPENHO, em atendimento à ABNT NBR 15.575)
Coordenação Geral
Secovi-SP | Carlos Alberto de Moraes Borges |
Marcos Velletri | |
Patricia Bittencourt |
Consultora técnica | Maria Angelica Covelo Silva |
Apoio Técnico
SindusCon-SP | Jorge Batlouni Neto |
Renato Genioli Jr. | |
Juliana Dias Ikejiri |
Entidades de Projeto
ABAP | Martha Gavião |
ABD | Bianka Mugnatto
|
ABECE | Marcelo Rozemberg
|
ABEG | Ilan Gotieb
|
ABRASIP | Sergio Kater
|
AFEAL | Luis Cláudio Viesti
|
AGESC | Cecília Levy |
Cynthia Kamei | |
Lívia Braga
|
|
ASBEA | Claudia Lopes |
Henrique Cambiaghi Filho
|
|
IBI | José Miguel Morgado
|
PROACUSTICA | Davi Akkerman |
Talita Pozzer |
Empresas Colaboradoras
ADDOR | Carolina Thimoteo |
Henrique Lima | |
Karina Costa Silva
|
|
BENEDITO ABBUD | Camila Nicolielo
|
CYRELA | Antonio Carlos Zorzi |
Rodrigo Muller | |
Flávio Cuperman | |
Sumaia Gonçalves | |
Silvia Dauch
|
|
DWG ARQUITETURA | Rita Cristina Ferreira
|
EzTec | Heloisa Ojima |
Jessica Roese
|
|
GAMARO | Silvia Traldi
|
INPRO | Daniela de Vincenzo
|
IPT | Antônio Fernando Berto
|
JONAS BIRGER ARQUITETURA | André Matsumoto
|
LINDENCORP | Vanessa Teixeira |
Ana Paula Franco
|
|
SINCO | Priscila de Castro
|
RUBIO & LUONGO | Márcio Luongo
|
TARJAB | Sergio Domingues
|
TECNISA | Fabio Villas Boas
|
TEIXEIRA DUARTE | Viviane Teixeira |
PROFISSIONAIS / ENTIDADES PARTICIPANTES AO LONGO DOS ANOS NAS EDIÇÕES ANTERIORES
Alberto Nacache | ABECE |
Ana Spina | ASBAI |
Arnaldo Christofi | SECOVI-SP |
Augusto Pedreira De Freitas | ABECE |
Carlos Massaru Kayano | ABRAVA |
Cecília Levy | AGESC |
Celso Bergamasco | ANP |
Cláudio Goldstein | SINDUSCON-SP |
Cristina Pieber | ABRASIP |
Davi Akkerman | PROACÚSTICA |
Efraim Zaclis | ABEG |
Eliana Azevedo | ANP |
Eliane Adesse | AGESC |
Esther Stiller | ASBAI |
Fabio Pimenta | ABRASIP |
Fares Eduardo Assali | ABECE |
Ferdinando Ruzzante Netto | ABECE |
Flavio D’alambert | ABECE |
Francisco A. Vasconcellos Neto | SINDUSCON-SP |
Francisco Paulo Graziano | ABECE |
Henrique Cambiaghi | ASBEA |
Ivan Lippi Rodrigues | ABECE |
Joao Paulo Jereissati | SINDUSCON-SP |
José Jorge Chaguri (In Memoriam) | SINDINSTALAÇÃO |
Jose Roberto Muratori | AURESIDE |
Julio Timerman | ABECE |
Junia Azenha | ASBAI |
Karen Maneschi | AGESC |
Kasotoshi Ito | AGESC |
Levon Sevzatián | ABRASIP |
Luis Fernando Ceccotto | SINDUSCON-SP |
Marcelo Rozenberg | ABECE |
Márcio Luongo | AGESC |
Marco Antonio Manso | SINDUSCON-SP |
Marcos Holtz | PROACÚSTICA |
Marcos Velletri | SECOVI-SP |
Mario Cepollina | ABEG |
Martha Gavião | ABAP |
Nelma Christina Alves | IBI |
Nelson Covas | ABECE |
Nídia Borelli | ASBAI |
Patricia Totaro | ABRIESP |
Paulo Alcydes Andrade | ABECE |
Paulo Sanches | SINDUSCON-SP |
Raul José de Almeida | ABRAVA |
Renato Mesquita | SINDUSCON-SP |
Ricardo Bunemer | SECOVI-SP |
Ricardo Leopoldo e Silva França | ABECE |
Roberto Amá (In Memoriam) | ASBEA |
Ronaldo Sá Oliveira | SECOVI-SP |
Sergio Eduardo Favero Salvadori (In Memoriam) | ABECE |
Sergio Kater | ABRASIP |
Sergio Vieira da Silva (In Memoriam) | ABECE |
Silvio Melhado | AGESC |
Valdir Silva da Cruz | ABECE |
Waldecyr Pereira da Silva | ABECE |
Wilson Neves | IBI |