Na noite de terça-feira, 10/9, o Secovi-SP promoveu mais uma edição do Ciclo de Palestras para Síndicos e Administradoras em Condomínios , iniciativa da vice-presidência da área. Além das palestras de especialistas, o evento marcou o lançamento do Manual Secovi-SP de Aquecimento de Água de Piscinas e Spas em Condomínios.
Mais de 100 participantes do evento, entre síndicos e funcionários de administradoras, receberam em primeira mão um exemplar da publicação, que traz informações abrangentes sobre os diversos tipos de sistemas de aquecimento de água para piscinas e spas em condomínios.
O diretor de Condomínios do Secovi-SP, Sérgio Meira de Castro Neto, fez a abertura do evento, destacando a atuação do Secovi-SP na disseminação de informações para as diversas áreas abrangidas pela entidade. Ele também chamou a atenção dos gestores condominiais para a importância da boa gestão e manutenção nos condomínios.
Logo depois, Geraldo Bernardes, diretor de Sustentabilidade Condomínios da vice-presidência, apresentou o novo manual, lembrando dos vários títulos já lançados pelo Secovi-SP sobre temas como água, energia, coleta seletiva, entre outros.
“Esse manual pretende orientar os síndicos na tomada de decisão com relação aos sistemas de aquecimento de piscinas e spas, seja na implantação ou modernização do sistema existente no condomínio”, destacou o diretor do Secovi-SP.
Depois das apresentações dos patrocinadores, o engenheiro Jorge Chaguri Junior ministrou palestra sobre os sistemas de aquecimento de água para piscinas e spas. Ele destacou a importância da escolha do sistema, apresentando os principais tipos: aquecimento solar, aquecimento a gás, bomba de calor e biomassa. “É fundamental a identificação do sistema mais adequado de acordo com a identificação e isso requer o conhecimetno especializado de um projetista de instalaçõe prediais”, afirmou Chaguri Junior.
Manual – O Manual Secovi-SP de Aquecimento de Água de Piscinas e Spas em Condomínios aborda desde a concepção até a implementação de soluções sustentáveis, destacando vantagens e desvantagens de diferentes sistemas de aquecimento de água, fornece diretrizes para maximizar eficiência energética e reduzir desperdício de energia e água, indicando a utilização de fontes alternativas de energia para reduzir impactos ambientais e incentivar o uso de sistemas mais sustentáveis no Brasil.
A publicação já está disponível para download gratuito.
Fonte: Secovi – SP