A entidade continuará defendendo e aplicando os dez princípios do Pacto relacionados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção
O Secovi-SP reafirma seu compromisso com o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), iniciativa da qual é signatário desde 2009. A entidade, que representa toda a cadeia imobiliária do Estado de São Paulo, continuará defendendo e aplicando os dez princípios do Pacto relacionados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. No documento “Comunicação de Engajamento”, o Secovi-SP faz um balanço das atividades desenvolvidas no período de 2022 a 2024 no contexto dos dez princípios.
“Ampliamos, assim, o compromisso de intensificar a disseminação de informações e conhecimentos. Além disso, vamos instrumentalizar nossos representados para a adoção de boas práticas em termos ambientais, econômicos e sociais. De 2009 pra cá, houve muitos avanços, todos eles registrados em nossos relatórios de Comunicação de Engajamento (COE). O importante nesses relatórios é a possiblidade de constatar diversos fatos que, pulverizados no tempo e no espaço, dificultam a visão consolidada. Ao fazer isso, temos a exata dimensão do que foi feito e do quanto ainda é preciso fazer”, destaca Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP.
Ações de engajamento – Diálogos com órgãos governamentais e institucionais, que permitiram os debates em torno do fortalecimento da cadeia imobiliária, do acesso à moradia digna pela população e do enfrentamento de questões setoriais de interesse nacional estão contidos neste documento do Secovi-SP.
O posicionamento do Secovi-SP em relação ao ESG foi objeto de carta-compromisso amplamente publicizada e ensejou várias iniciativas, caso de evento realizado em parceria com a prefeitura de São Paulo, com o tema “Cidades Melhores – Construindo uma São Paulo mais sustentável”, palco de intensos debates e proposições voltados à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Importante ressaltar que os últimos dois anos também foram de assimilação do que aprendemos durante a pandemia por Covid.
A área social continua sendo prioridade. Por meio do programa de profissionalização de jovens em situação de vulnerabilidade – o Ampliar -, o Secovi-SP segue na manutenção e renovação de cursos voltados à empregabilidade e à geração de rendas, além da sistemática arrecadação de alimentos não perecíveis – ‘ingressos’ para vários de nossos eventos.
As mudanças climáticas estão cada vez mais integradas à agenda de trabalho da entidade. Ao lado de outras entidades, formamos a Aliança pela Redução de Gases do Efeito Estufa do Setor de Construção e Incorporação Imobiliária (Aliança GEE), um projeto para guiar o setor em sua jornada de sustentabilidade, e promover a transição das empresas para uma economia de baixo carbono, moldando um amanhã mais sustentável.
O Secovi-SP sedimenta a sua postura ética, que norteia sua atuação no relacionamento com todos os setores da sociedade. Por esse motivo, a entidade que está empenhada em fortalecer o cumprimento das leis, combatendo a corrupção em todos os níveis, assim como disseminar os conceitos de compliance aos seus associados, colaboradores e demais stakeholders. Estas e outras ações podem ser conferidas na íntegra do documento Comunicação de Engajamento – Pacto Global 2022 – 2024, disponível para download.
Fonte: Secovi-SP