Evento será realizado em 11 de junho. Garanta já a sua vaga
O SindusCon-SP celebra em 2024 a 20ª edição do Seminário Tecnologia de Sistemas Prediais, em 11 de junho, das 13h30 às 18h30. O evento será híbrido, sendo a parte presencial a ser realizada na Rua Doutor Bacelar, 1043. Garanta já a sua vaga.
Inscrições Presencial: Clique aqui
Inscrições Online: Clique aqui
Histórico
O Seminário atinge sua vigésima edição atravessando um período de grandes transformações nas características dos empreendimentos residenciais e comerciais no Brasil. Neste período, o evento sempre foi pautado por temas voltados à inovação em todos os sistemas que abrange, aos métodos e critérios de projeto, à qualidade e desempenho, à normalização, ao uso e operação e todas as implicações relacionadas à produtividade e custos de produção.
Não poderia ser diferente nesta vigésima edição que vem trazer palestras e debates em torno dos temas atuais à luz de uma retrospectiva de evolução desde o início dos anos 2000.
Como resultado de toda a reflexão no âmbito do Comitê de Tecnologia e Qualidade (CTQ) no SindusCon-SP, o seminário deste ano avalia a evolução no Brasil, aborda as discussões mais recentes no cenário internacional e trata de temas de grande atualidade em torno de projeto, tecnologia, inovação, segurança, sustentabilidade e uso e operação dos sistemas prediais nas edificações.
Grupos de 3 ou mais pessoas ganham desconto especial. Para informações entre em contato no e-mail eeguchi@sindusconsp.com.br.
Programação
A abertura será realizada por Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP; Renato Genioli Jr., vice-presidente do SindusCon-SP; Luis Fernando Ciniello Bueno, coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP (CTQ); e Lauro Gomes Ladeia, coordenador do Grupo de Sistemas Prediais do CTQ.
Para abordar o tema a Evolução dos sistemas prediais nos anos 2000 e os desafios atuais foi convidado Gustavo Alves Ortega, presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip). Na sequência serão debatidos os desafios e caminhos para a descarbonização nos sistemas prediais com Alberto José Fossa, diretor executivo da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações (Abrinstal).
David Penna Ribeiro, gerente de Engenharia da COMGÁS apresentará o tema Smart Meters: nova era para o mercado de gás natural. O engenheiro Paulo Rewald, diretor de Normalização do Secovi-SP demonstrará as implicações de projeto e segurança de carregadores de automóveis elétricos em edifícios.
Na sequência será realizado um debate com os mediadores Genioli Jr. e Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp do SindusCon-SP e superintendente do ABNT CB002 – Comitê Brasileiro da Construção Civil da ABNT.
Infraestrutura e compatibilidade em instalações de elevadores é o tema que será apresentado por Douglas Domingues Beckmann, gerente comercial nacional de vendas e marketing da Atlas Schindler.
Para apresentar o tema Interface entre projeto de sistemas elétricos e projeto de sistemas de ar-condicionado foram convidados Carlos Barbara, membro do Grupo de Sistemas Prediais do CTQ; Christian Hendrik Scheepmaker, diretor Técnico da Willem Scheepmaker & Associados; Fernando Feroldi, projetista Sênior da Willem Scheepmaker & Associados; Fábio Chaim, gerente de Engenharia Aplicada da Daikin; e Paulo Rewald, diretor de Normalização do Secovi-SP.
Emerson L. Martoni, gerente da Barbi do Brasil apresentará soluções aplicadas em obras para superar os desafios dos sistemas prediais residenciais. Depois Lucas Tavares de Menezes Girard, coordenador de Inovação e Sustentabilidade do Lellolab debaterá sobre como os aspectos socioambientais e de ciclo de vida podem influenciar a concepção, desenvolvimento e operação dos empreendimentos.
Ao final será realizado um grande debate com a mediação de Carlos Barbara membro do Grupo de Sistemas Prediais do CTQ.
O evento conta com o patrocínio da Atlas Schindler, Barbie e da Comgas. O parceiro institucional é o Estadão.
Fonte: SindusCon-SP