No início da década de 1970, o Brasil vivia o auge do chamado “milagre econômico” com a realização de grandes projetos de infraestrutura e a ampliação do mercado imobiliário em todo o país. Preocupados com a crescente participação de arquitetos estrangeiros nesse contexto, um pequeno grupo de escritórios, liderado por Mauricio Roberto, Alberto Botti e Roberto Aflalo, criou a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), pensada para trabalhar as questões específicas dos escritórios e não apenas dos profissionais de arquitetura individualmente.
Em 18 de junho de 2023, a AsBEA atingiu os 50 anos com a importante marca de 440 escritórios de arquitetura e urbanismo, associados em 10 regionais, em todas as regiões do Brasil. Ao longo dessa trajetória, a associação tem sido fundamental para a defesa dos interesses e desenvolvimento empresarial dos escritórios de arquitetura e urbanismo brasileiros.
Também participou ativamente da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, sendo membro fixo do Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo, e esteve presente na formulação dos mais importantes marcos legislativos do setor, como os planos diretores das principais capitais brasileiras, “Lei Cidade Limpa”, PIUs e “Lei do Retrofit” em São Paulo, além da participação no âmbito federal para o projeto do Microempreendedor Profissional.
Já no ano de sua criação, a AsBEA iniciou também o importante trabalho de promoção internacional, quando foi responsável pela representação do Brasil na Brazil Builds, exposição de projetos realizada no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que se tornaria posteriormente uma exposição itinerante em países árabes do trabalho dos escritórios brasileiros.
Após a criação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Atração de Investimentos (Apex-Brasil), a AsBEA iniciou o projeto de promoção de exportações, Built by Brazil, e ampliou significativamente sua atuação internacional, realizando missões comerciais para mais de 10 países e acordos internacionais.
No marco de seu cinquentenário, a AsBEA ampliou a representação institucional de seus associados, em prol da sociedade. Por meio da interlocução junto ao poder público e das principais empresas do setor da construção, a associação cumpre um importante papel no debate a respeito do desenvolvimento urbano e do espaço construído no Brasil.
A atuação periódica, por meio de grupos de trabalho regionais e nacionais em temas como legislação, tecnologia e meio ambiente, proporciona a criação de manuais e guias que se tornaram referência no Brasil, além de eventos de promoção do conhecimento como os seminários e convenções AsBEA.
Em homenagem aos 50 anos, foi lançada a série documental “Arquitetura Paulista”, que retrata a atividade de escritórios de arquitetura de São Paulo, iniciada com um dos fundadores da AsBEA e ainda associado, Alberto Botti – disponível no YouTube AsBEA-SP.
Além desse primeiro filme, quatro escritórios escolhidos entre os associados mais premiados também serão homenageados, destacando sua relevância para a arquitetura brasileira e contribuição para o desenvolvimento de São Paulo.
*Milene Abla Scala é presidente da AsBEA-SP